quant
Fique ligado

Ano 2009

Brinquedos tradicionais inspiram exposição de desenho e pintura

Avatar

Publicado

em

cristina_vilarinho_-_menina_do_mar

cristina_vilarinho_-_menina_do_marOs brinquedos tradicionais, utilizados pelos nossos avós e bisavós, servem agora de inspiração a uma exposição de desenho e pintura em azulejo. Da autoria de Cristina Vilarinho, estes trabalhos podem ser apreciados até ao dia 6 de Março, no Centro Cultural de Vila das Aves. Esta iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Santo Tirso e intitulada “se tu visses o que eu vi”, permite agora recordar algumas das peças e brinquedos tradicionais que preencheram os tempos lúdicos das infâncias dos nossos antecessores. A exposição pode ser admirada durante o horário de funcionamento do Centro Cultural de Vila das Aves, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 13h00 e, de tarde, entre as 14h00 e 17h00. 

De acordo com Cristina Vilarinho, há dois propósitos na base deste projecto. Por um lado a “reivindicação da infância” e, por outro, propor às crianças de hoje a descoberta dos brinquedos de outros tempos. Para a autora, “é importante recuperar o brincar, o ser espontâneo, a alegria dos pequenos nadas, apelar à memória que estes artefactos produzem junto de quem com eles brincou, como a magia das mil e uma aventuras em cima de um cavalo de pau, os jogos inventados com os objectos mais simples…” 

Natural do Porto, Maria Cristina Vilarinho Martins é designer gráfica mas faz da cerâmica a sua profissão há mais de 12 anos, dedicando-se, em particular, à azulejaria, quer em trabalhos de autor quer na azulejaria clássica.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...