O Souto de Bairros, em Santiago de Bougado, volta a ser palco de mais uma edição do Bougado em Festa, entre os dias 1 e 4 de agosto, regressando no dia 25, para o tradicional concurso do melão.

As feiras à moda antiga, do fumeiro, de vinhos verdes e Alvarinho, a festa da cerveja, a mostra de artesanato, exposições e o concurso do melão são as principais atrações desta iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, em colaboração com o Grupo de Danças e Cantares e Rancho Etnográfico da freguesia e com o apoio da Câmara Municipal da Trofa.

O programa começa esta quinta-feira, pelas 19.30 horas, com a abertura do certame. A animação do dia está entregue a Canário e Amigos, pelas 22 horas. No dia seguinte, decorre a partir das 21.30 horas o espetáculo musical dos grupos Sons e Cantares do Ave e A Rapaziada.

No sábado, pelas 15 horas, o campo de areia junto à Escola Básica de Bairros é palco do torneio quadrangular de futebol de praia, com participação das associações da freguesia. A noite é preenchida pelos espetáculos de Trio Música Latina e Fernando Rocha.

Já no domingo, o certame abre pelas 14 horas com a Feira à Moda Antiga, dinamizada pelo Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado. Uma hora mais tarde tem início a atuação de ranchos folclóricos e, pelas 17 horas, há cantares ao desafio.

O programa da iniciativa encerra no dia 25 de agosto, com a 9ª edição do Concurso de Melão Casca de Carvalho, pelas 15 horas, terminando com cantares ao desafio.