quant
Fique ligado

Ano 2009

Bispo Auxiliar do Porto visitou S. Martinho de Bougado

Avatar

Publicado

em

“Levar conforto, estímulo e aplauso aos obreiros do evangelho” é, segundo Luciano Lagoa, pároco da freguesia de S. Martinho de Bougado, o objectivo da Visita Pastoral do Bispo Auxiliar do Porto, D. João Miranda Teixeira à Trofa.

Durante esta semana D. João Miranda Teixeira, Bispo Auxiliar do Porto, visitou a freguesia de S. Martinho de Bougado.

A Visita Pastoral foi, de acordo com Luciano Lagoa, que citou o directório dos Bispos, nº 168: “o encontro do Bispo como o seu rebanho, do Bispo com a comunidade de pessoas que a integram: clero, religiosos(as) e leigos. Destina-se a ver com os próprios olhos as dificuldades do apostolado e da evangelização e a estimular energias talvez enfraquecidas”.

A Visita Pastoral teve início, na passada sexta-feira, com uma sessão de boas-vindas, por parte do Conselho Paroquial de Pastoral, no Salão Nobre do Centro Pastoral da Igreja Matriz. Assim, os representantes dos grupos e movimentos paroquiais receberam em nome da paróquia o Bispo.

Por sua vez, D. João Miranda Teixeira, dirigiu algumas palavras de conforto ao seu “rebanho” e não deixou de evidenciar a importância de uma acção pastoral, que “deve ser cada vez mais um exercício de comunhão entre o pároco e todos os outros colaboradores”. O Bispo apelou ainda para o esforço, cada vez maior, na inovação pastoral e agradeceu a colaboração voluntária e desinteressada de tantas pessoas que dão o seu tempo à Igreja.

No sábado, foi a vez de visitar as crianças da catequese da infância e tomar contacto com o trabalho desenvolvido pelos catequistas da paróquia de S. Martinho de Bougado.

Durante a celebração das 16.30 horas, o Bispo aproveitou ainda para salientar o papel único que os pais exercem na educação cristã dos filhos e também a ajuda que podem obter a partir da catequese paroquial.

“Salientou nomeadamente o grande apreço por todos os catequistas que, semanalmente, se dispõem a trabalhar na obra de evangelização dos mais novos. Perante uma Igreja Nova cheia, foi interessante apreciar o interesse das crianças e adultos na pessoa do Sr. Bispo”, afirmou Luciano Lagoa.

Para esta quinta-feira, está ainda previsto um colóquio, que se realiza na Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, pelas 21 horas e que abordará o tema “Um retrato possível de S. Martinho de Bougado”. Para além de D. João Miranda Teixeira, estarão também presentes no colóquio várias entidades do concelho trofense ligadas a diferentes áreas: na economia, José Manuel Fernandes, responsável pela empresa Frezite; na educação, Paulino Rodrigues Macedo, presidente do Conselho Directivo da Escola E B 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques; na actividade social, Amadeu Castro Pinheiro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Trofa; no sector da saúde, Renato Faria, Director do Centro de Saúde da Trofa; e na cultura, Antónia Serra, responsável pela Casa da Cultura da Trofa.

A visita termina este fim-de-semana com duas celebrações que serão “o momento alto desta Visita Pastoral. No sábado o Sr. Bispo celebrará às 19 horas na Igreja Nova com os adolescentes e jovens e no domingo a visita encerrará com a celebração do Sacramento da Confirmação. Nesta celebração vão ser Confirmados cerca de 150 pessoas entre jovens e adultos”, explicou Luciano Lagoa.

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...