quant
Fique ligado

Edição 590

Bernardino Vasconcelos dá nome a sala na sede do PSD da Trofa

Avatar

Publicado

em

Fez a 7 de setembro um ano do falecimento do primeiro presidente da Câmara Municipal da Trofa, Bernardino Vasconcelos. O social-democrata, uma das principais figuras da história do concelho, mereceu uma homenagem do partido que representou no fim de semana. A Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata (PSD) da Trofa deu o nome do antigo autarca às Jornadas Políticas e a uma das salas da sede do partido, situada na Rua Camilo Castelo Branco.
A primeira conferência das jornadas foi, inclusive, dedicada a Bernardino Vasconcelos. Foram recordadas muitas histórias da ação humana e política do também pediatra, algumas contadas pelo “braço direito” no executivo camarário, António Pontes, e que podem ser vistas num vídeo publicado pelo PSD Trofa nas redes sociais. O ex-autarca lembrou o carinho que as pessoas nutriam por Vasconcelos, devido ao trato “atencioso e cuidado” que privilegiava no relacionamento com as pessoas. “Ele tinha uma grande sensibilidade do ponto de vista social, não lhe faltava uma palavra de ajuda e de incentivo para todos aqueles que se abeiravam dele. Tinha uma grande ligação com as pessoas”, frisou.
António Pontes destacou ainda “a enorme capacidade de trabalho” de Bernardino Vasconcelos no exercício de funções, assim como “o empenhamento nas causas que abraçava”, como foi a criação do concelho da Trofa. “Lutava incansavelmente até atingir o objetivo”, acrescentou.
O ex-vice-presidente da Câmara Municipal da Trofa não deixou de relembrar as causas políticas que o executivo municipal liderado por Bernardino Vasconcelos abraçou, como o investimento na rede de abastecimento de água e saneamento e no melhoramento do parque escolar e da rede viária. Os últimos anos no exercício de funções foram dedicados a pensar no “salto qualitativo” do concelho, com projetos como “o pavilhão gimnodesportivo de S. Romão”, a academia municipal “Aquaplace, a requalificação dos parques e o Parque das Azenhas”.
Contactado pelo NT, Tiago Vasconcelos, filho do antigo presidente da Câmara Municipal da Trofa, afirmou que a família “fica reconhecida pela homenagem feita pela Comissão Política Concelhia do PSD Trofa”.
O NT tentou contactar Alberto Fonseca, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Trofa que, até ao fecho de edição, não atendeu as chamadas telefónicas nem respondeu à mensagem escrita e ao email enviados a explicar o motivo do contacto.

NT não foi informado da realização das Jornadas

Foi com espanto que a equipa do jornal O Notícias da Trofa foi abordada por militantes do Partido Social Democrata que notaram a ausência de uma equipa de reportagem deste órgão de comunicação social nas Jornadas Bernardino Vasconcelos. Na verdade, a nossa ausência explica-se pelo facto de não termos tido conhecimento da realização desta iniciativa. Não recebemos nenhuma informação por parte da Comissão Política Concelhia (CPC) do PSD Trofa. Depois de alertados para o acontecimento, tentamos contactar o presidente da CPC, Alberto Fonseca, que não atendeu a nenhuma das chamadas nem respondeu à mensagem escrita que enviamos, explicando o motivo dos nossos contactos.

Publicidade

Aliás, esta não é a primeira vez que somos “esquecidos” pela CPC do PSD Trofa. Este acontecimento segue-se a um outro, em que tentamos, por várias vias (telefone, email e redes sociais) chegar à fala com o presidente da CPC, Alberto Fonseca, ou com alguém que o representasse, para obtermos declarações, sobre o anúncio do ministro Matos Fernandes de não construir a linha do Metro até à Trofa. A este propósito, o PSD Trofa fez, mais tarde, sair um comunicado que não enviou ao jornal O Notícias da Trofa.
Consideramos que os mais prejudicados por estas “omissões” são os trofenses. Consideramos ainda que omitir a homenagem a Bernardino Vasconcelos, impedindo os trofenses de saberem deste acontecimento, é uma falta de respeito para com a memória deste que, no exercício de funções como presidente da Câmara Municipal da Trofa (eleito pelo PSD), sempre teve uma postura institucional exemplar para com o jornal O Notícias da Trofa.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...