quant
Fique ligado

Edição 590

REN atribui 10 mil euros a Junta de Freguesia

Avatar

Publicado

em

A Junta de Freguesia de Covelas foi contemplada com “dez mil euros”, por parte da REN (Redes Energéticas Nacionais). O anúncio foi feito na Assembleia de Freguesia pelo presidente da Junta, Feliciano Castro, que referiu que a verba será “para arranjos de alguns caminhos onde andaram máquinas e fizeram mais estragos”. A REN decidiu atribuir este valor à Junta de Freguesia depois de o executivo ter demonstrado, “por escrito”, que Covelas foi “uma das que teve mais extensão de passagem das linhas de alta tensão”. “Há promessas de sermos contemplados com mais alguma coisa, mas ainda não há nada em concreto”, adiantou ainda.
A atribuição desta verba motivou a revisão orçamental da receita e despesa, que foi a votação nesta sessão e aprovada por unanimidade.
Outro dos assuntos em destaque foi o cemitério, que já tem “pareceres e um projeto”. Quando o executivo começou “a ver valores para sustentar os muros ao existente”, o orçamento “disparou para valores muito altos”. E uma vez que “Covelas é uma freguesia pequena”, que “não tem receitas próprias”, estando “à espera de um subsídio que a Câmara possa dar”, o executivo está a equacionar “seguir uma ideia” que lhe deram, que passa por “prolongar o cemitério existente”, permitindo “criar cerca de 50 campas”. Feliciano Castro asseverou que têm “uma alteração do projeto já para essa fase”, tendo que “pedir um orçamento para a obra toda, inclusivamente já para fazer as fundações”. “Parece que não, são à volta de 300 euros por cada (fundação), são logo 15 mil euros para fazer as fundações. São valores que com o resto, a verba avança bastante. A coisa tem-se atrasado um bocado, mas vamos ver se as coisas começam a ficar definidas para avançar de vez”, frisou.
O presidente informou ainda que a Junta “cedeu um espaço” à Santa Casa da Misericórdia para “poder atender pessoas” e daí as placas da Santa Casa da Misericórdia e Segurança Social que estão “à entrada frontal da Junta”. Feliciano Castro adiantou que quando estiver definido os dias em vai que funcionar o serviço, informará.
Já no período de intervenção do público, Joaquim Marques quis saber “para quando está prevista a pavimentação da Rua dos Campos”, considerando que “paga muito” por “uma rua em terra”. O presidente da Junta afirmou que a “vontade é muita de fazer aquela rua e há a promessa de a fazer”, mas “a extensão é grande” e o “orçamento ultrapassa os 15 mil euros”. “Em recebimentos anuais da Câmara Municipal para pavimentação de ruas e tudo são à volta de 35 mil euros. Não podemos fazer muita coisa com esse valor. Fazendo uma rua dessas vai logo metade desse valor. Mas é lógico que toda a gente tem direito a uma rua em paralelo e asfalto e sei que há muitos anos estão nessa situação”, referiu, mantendo a “promessa” de a fazer, mas “não este ano ou assim”.
Já António Martins questionou “quando” é que a paragem de autocarros em frente à Junta de Freguesia “vai ser ampliada”, uma vez que esta agrega “o maior fluxo” de passageiros na freguesia e, “por duas vezes”, já viu “as crianças irem molhadinhas para a escola de S. Romão”. O covelense sugere que a ampliação seja feita “em comprimento” ou então que seja “colocado um abrigo” no parque de estacionamento da Junta. Feliciano Castro “regista a sua ideia”, mencionando que a paragem tem “o tamanho normal”, mas que vão ver “a possibilidade de a aumentar”. “Aqui nota-se um bocado de manhã, porque junta muito pessoal uma vez que a camioneta vem da Trofa. Se a camioneta desse uma volta (pela freguesia), não juntava tantas crianças no mesmo sítio”, terminou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...