quant
Fique ligado

Ano 2012

Bar da capela abre este sábado (c/video)

Avatar

Publicado

em

A comissão de festas de Nossa Senhora das Dores, liderada por José Sá, já está a trabalhar na organização da Festa Religiosa. Com a iminência das obras nos parques urbanos, a ExpoTrofa será realizada na zona da estação.

Quanto à festa e funcionamento do bar, as soluções serão pensadas “na altura própria”. Finzes, Castêlo e Padrão são as aldeias da freguesia de S. Martinho de Bougado que, este ano, têm a responsabilidade de organizar as festas de Nossa Senhora das Dores. Os tempos são de crise, mas a devoção pela santa faz com que todas as comissões de festas façam o seu melhor para que as festividades não percam lugar como uma das melhores romarias do Norte de Portugal. 

Face às restrições financeiras, adivinha-se muito trabalho e empenho da comissão de festas e prova disso é que já começou a trabalhar. Depois da experiência como presidente, há uma década, José Sá volta a encabeçar o grupo de trabalho, em 2012. Apesar de não ser a pessoa “com mais disponibilidade”, devido ao facto de também liderar a Junta de Freguesia de S.Martinho de Bougado, José Sá, residente em Finzes, sentiu que tinha “o dever” de dar o seu contributo para as festas. Mas a decisão surgiu “na sequência de várias reuniões com a população das aldeias de Finzes, Padrão e Castêlo”. “Considero que fui indigitado pelas pessoas para ocupar este cargo. Como há largos anos tenho dado tudo o que posso à freguesia de S. Martinho de Bougado, mais uma vez me dispus a dar algo a esta terra e será sempre assim enquanto sentir forças para isso”, frisou em entrevista ao NT.

Este ano, são os mais novos que estão responsáveis pela divulgação do trabalho da comissão de festas, explorando os novos meios de comunicação, como as redes sociais (www.facebook.com/nsdorestrofa) e elaborandoA comissão de festas tem, atualmente, cerca de 40 pessoas, distribuídas por grupos de trabalho devidamente orientados pela comissão executiva, liderada por José Sá e composta por sete pessoas. E é aqui que começam as novidades para este ano: a organização da festa contará com a participação ativa dos jovens. A sua presença “é imprescindível” para manter o legado para o futuro e o carimbo de qualidade das festas. “Os jovens dão uma força incomparável às festas e só com a sua participação podemos levar a bom porto um dos nossos desígnios: deixar esta grande herança aos nossos vindouros”, sublinhou José Sá.

newsletters semanais, que darão conta das iniciativas que serão realizadas. Também está previsto que, até final de fevereiro, o portal na internet www.nsdorestrofa.com esteja em funcionamento para disponibilizar toda a informação sobre a romaria.

O presidente da comissão de festas em honra de Nossa Senhora das Dores acredita que o grupo de trabalho está motivado, mas apela ao apoio da população das três aldeias organizadoras e da freguesia de S. Martinho de Bougado. “Aproveito também para lançar o apelo aos nossos jovens para que todos colaborem, pois estou em crer que seremos capazes de fazer grandiosas festas”. O programa da romaria começa a 8 de agosto e estende-se até 21 do mesmo mês.

Bar da capela começa a funcionar este sábado

O orçamento para as festas será “equivalente” aos dos anos anteriores e, para combater a crise instalada no País, esta comissão de festas já arregaçou mangas e começou a trabalhar para conseguir manter a qualidade das edições anteriores. Por isso, este sábado, 11 de fevereiro, o bar da capela, da responsabilidade da comissão de festas, entra em funcionamento, com um espetáculo de stand up comedy de Miguel 7 Estacas, pelas 22 horas.

O bar será dinamizado com espetáculos de três vertentes: cultural/religioso, às sextas-feiras, show, aos sábados e convívio, aos domingos. Para o dia 18 de fevereiro também está marcada, no bar da capela, a entrega de prémios do concurso de mascarados de Carnaval, da responsabilidade da Junta de Freguesia. 

Publicidade

ExpoTrofa realiza-se na zona da nova estação

Outra das novidades para 2012 é a localização da ExpoTrofa. Com a iminência das obras da requalificação dos parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, a comissão de festas já decidiu que a ExpoTrofa será realizada na zona envolvente da nova estação de comboios.

O funcionamento do bar da capela até ao fim de agosto também está dependente da empreitada aprovada no âmbito da Parcerias para a Regeneração Urbana. “A gestão de todas as situações que surgirem em relação às obras no parque terá que ser feita em função das possibilidades que o espaço permitir. Se as obras começarem brevemente, conforme está previsto, esta comissão terá que estudar os problemas e resolvê-los na altura própria”, afirmou José Sá.

Este ano a Expotrofa realizase entre os dias 7 e 15 de julho. 

 {fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...