quant
Fique ligado
banda-musica-trofa.jpg banda-musica-trofa.jpg

Ano 2007

Banda de Música tem nova viatura

Publicado

em

Uma nova viatura para transporte dos membros da Banda de Música foi inaugurada no passado domingo. Numa cerimónia informal Delbarque Dias, presidente da Associação Musical e Cultural da Trofa, lamentou a falta de entusiasmo por parte dos trofenses, relativamente ao trabalho que desenvolvem.

"Satisfação e orgulho", foram as palavras que iniciaram o discurso de Delbarque Dias, que se congratulou com a compra da nova carrinha para transporte dos membros e com a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal da Trofa e a Banda de Música.

A passar por dificuldades financeiras, tal como todas as associações portuguesas, a Associação Musical e Cultural da Trofa, nas palavras do seu presidente vive "exclusivamente do amor, do esforço, da vontade e do querer das populações e dos mecenas".

Delbarque Dias lamenta a falta de publico a assistir às actuações da Banda, sobretudo na Trofa. "Nós vemos quando actuamos noutros locais fora da Trofa o entusiasmo das pessoas por ouvir a nossa música, o que não acontece aqui", relembrando que "o número de sócios que tínhamos há 30 ou 40 anos mantém-se", afirmou. banda-musica-trofa.jpg

Com o "esforço da nova direcção", pretendem mudar esta situação e dar a conhecer por todo o concelho o trabalho da Banda de Música, "gostaríamos de actuar e levar a Banda a todas as freguesias do concelho, porque na realidade há pessoas que não conhecem a nossa música", acrescentou.

Delbarque Dias elogiou ainda o trabalho desenvolvido pelo novo maestro, e lembrou o antigo, Senhor Gomes, que "com certeza ficaria satisfeito com o trabalho que tem sido desenvolvido na nossa Banda", concluiu.

 

Publicidade

História da Banda

 

Fundada em 1951, a Banda de música da Trofa, na sua já longa vivência musical, tem sabido e conseguido impôr-se pela carolice de alguns, e pelo seu amor,dedicação e carinho dos demais. Começou com alguns instrumentos, nessa longínqua data, de tipos diversos: cordas, metais, palhetas, couros, couros, ferrinhos e pratos. foi assim que arrancaram com agrupamento musical, que mais se podia equiparar a uma "charanga".

Mas também foi assim que a ideia começou a ganhar corpo e angariar os primeiros fundos para a concretização do sonho. Fez a sua apresentação publica em Março de 1951, por ocasião da Feira Grande da Trofa.

O primeiro Regente foi o professor Aguiar do Asilo do Terço, do Porto. O presidente da Direcção era José Maria Machado, que tudo fez, mesmo à custa de sacrifícios próprios da época para conseguir que a banda singrasse.

Em 1967, houve necessidade de se imprimir à Banda uma nova estrutura, desde a base até á cúpula, dos instrumentos até aos executantes e regência. Novas sinergias, maior dinâmica e outros meios, eram as palavras de ordem.

Os protagonistas desta ideia foram Ademar Correia Couto, Amândio Silva, António Sá Couto Araújo e J. Serra.

Publicidade

A primeira coisa que fizeram foi contratar um "Maestro" de reputada qualidade e de provas sobejamente dadas, e essa foi a escolha foi para o professor António Oliveira Gomes, regente da banda da guarda Nacional Republicana e professor do conservatório de Musica do Porto.

 

Os frutos dessa escolha, depressa apareceram. Em 1971, sagrou-se vencedora em Lisboa, na final do 2º concurso Nacional de Bandas Civis, uma organização da fnat. Em 29 de Julho de 1973, deslocou-se á paróquia de Caritel, em Espanha, para a inauguração da Igreja a Nossa Senhora da Conceição.

 

Em 1976, festejou os seus 25 anos de existência com Bodas de Prata, num programa a que se assocou a banda da Força aérea e foi cunhada uma medalha com enumeração numismática, assinalando o evento.

 

Em 1982, deslocou-se a França, mais precisamente à cidade de " Le Puy", onde arrebatou o primeiro lugar no Concurso de Bandas Internacionais, vindas de Itália, Bélgica e França, num total de 12.

Publicidade

Em 15 de Setembro de 2001, comemorou com a maior pompa as suas Bodas de Ouro, tendo sido agraciada pela Câmara Municipal da Trofa com medalha de ouro do Município. Associaram-se ao evento todas as autoridades Civis, Religiosas, Militares, Associações do Concelho e grande número de Trofenses e amantes da Divina arte dos sons que não deixaram de presenciar um espectáculo único com a presença e o desfile de 16 Bandas de música, que se associaram à efeméride e que terminou com uma mega jantar de confraternização e que ficou assinalado com emissão de uma medalha comemorativa.

No historial da banda, dois nomes ficaram de referencia, o do Professor António Oliveira Gomes Júnior 25 anos na regência da Banda e o do Comendador José Costa Pereira Serra ( J.Serra ) que muito contribuiu de forma generosa no apoio financeiro à Banda.

A partir de Dezembro de 2006, foi convidado a reger a Banda de Música da Trofa o ex- comissário e Regente da P.S.P de Lisboa, o maestro Alberto de Freitas.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2007

Feliz 2008

Publicado

em

Por

A equipa d' O Noticias da Trofa deseja a todos um ano 2008 muito póspero e recheado de sucesso

 

Continuar a ler...

Ano 2007

Passagem D’Ano em Santo Tirso

Publicado

em

Por

Tal como em anos anteriores a Câmara Municipal de Santo Tirso promove na Praça 25 de Abril a partir das 22 horas do dia 31 de Dezembro e prolongando-se pela madrugada do primeiro dia de 2008, a Festa de Passagem d´Ano.

(mais…)

Continuar a ler...
EuroRegião Talks

Inscrições EuroRegião Talks

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também