quant
Fique ligado

Ano 2010

Banco Alimentar angaria 2 mil toneladas de alimentos

Avatar

Publicado

em

 

Com a ajuda dos portugueses o Banco Alimentar Contra a Fome angariou, nos dias 29 e 30 de Maio, duas mil e seis toneladas de géneros alimentares que já estão a ser distribuídos pelas Instituições de Solidariedade Social.

“Por mais pequena que seja a sua contribuição, a sua ajuda é enorme”. Esta foi a frase que serviu de mote para a Campanha de 2010 do Banco Alimentar Contra a Fome que recolheu em Portugal um total de 2 mil e seis toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em mais de 1400 superfícies comerciais.

A população de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo e Viseu, contribuiu para a causa e o resultado comparado com o de 2009, foi surpreendente. A quantidade agora recolhida compara com 1931 toneladas recolhidas em Maio do ano passado, ou seja, um acréscimo de 3,9 por cento.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa “os resultados obtidos voltam a evidenciar uma extraordinária adesão da parte dos portugueses para com esta acção, apesar do clima de profunda crise económica, confirmando não só as suas tradicionais generosidade e solidariedade, mas também a confiança que depositam no projecto do Banco Alimentar Contra a Fome enquanto fiel depositário e garante de uma distribuição adequada das suas contribuições destinadas aos mais necessitados”.

Ao todo foram 28 mil voluntários que se disponibilizaram para participar na campanha de recolha. Tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos foram integralmente asseguradas por voluntários, confirmando assim a adesão entusiástica ao projecto dos Bancos Alimentares Contra a Fome. Os géneros alimentares recolhidos já começaram a ser distribuídos a mais de 1.700 Instituições de Solidariedade Social que os entregam a cerca de 275 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

“Trata-se da maior acção de voluntariado organizada em Portugal, mostrando que a acção conjunta de todos os agentes de solidariedade gera resultados muito superiores aos que seriam obtidos se cada um deles resolvesse agir de forma isolada”, garantiram ainda no mesmo comunicado.

O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome surgiu em Portugal em 1992 e estão actualmente em actividade no território nacional 17 Bancos Alimentares, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com o objectivo comum de ajudar as pessoas carenciadas, pela doação e partilha. Existem 232 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que, em 2009, distribuíram 294.500 toneladas de produtos a 4,5 milhões de pessoas, através de 27.000 associações.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...