quant
Fique ligado

Edição 520

Bairros em festa com homenagem à Senhora do Desterro

Avatar

Publicado

em

procissão-Senhora-Desterro-51

procissão-Senhora-Desterro-51

O Souto de Bairros, em Santiago de Bougado, recebe este fim de semana, as festas em honra de Nossa Senhora do Desterro. O programa deste ano conta com algumas novidades.

Este ano, a comissão de festas apresenta uma novidade no programa de sábado, dia 25: a cagada da vaca. O jogo permite que os apostadores comprem um número no terreno onde acreditam que o animal fará as necessidades fisiológicas. Para além da diversão, esta atividade permite à comissão de festas angariar fundos para cobrir despesas. Durante a manhã, há ainda a entrada dos Bombos de S. Pedro da Raimonda e a Feira da Saúde. Às 15.30 horas, está programada a chega de bois seguida dos Cantares ao Desafio.

A animação da noite de sábado fica a cargo do Toy e da sua banda e termina com o habitual fogo de artifício, que promete cobrir o céu de cor e deslumbrar os presentes.

Antes, na sexta-feira, decorre a missa com sermão e a procissão de velas, às 21 horas.

A noite continua com a atuação da banda Dimensão Jovem.

No entanto, o ponto alto das celebrações é, segundo Pedro Salgueirinho, um dos responsáveis pela comissão de festas, a atuação dos ranchos e a majestosa procissão, no domingo, dia 26.

No domingo, sobem ao palco, a partir das 14.30 horas, o Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado, o Rancho Folclórico da Trofa e o Rancho Etnográfico de Santa Maria da Touguinha – Vila do Conde. Mais tarde, às 17 horas, inicia o terço e a procissão, acompanhada pela Banda de Música da Trofa.

A Comissão de Festas vai ainda prestar homenagem a um antigo elemento, já falecido, que esteve ao longo de muitos anos ligado à organização destas e de outras festas, depositando uma pequena lembrança na campa de “Mário Neca”.

Apesar das festividades terem data de fecho no dia 26, no dia 1 de maio há um almoço de encerramento aberto à comunidade, marcado para as 12 horas, no Flôr do Ave, que tem o custo de 30 euros.

A oferta de iniciativas é diversificada e esperam-se muitas pessoas em Bairros durante o fim de semana em que decorrem as festas em honra de Nossa Senhora do Desterro.

Publicidade

Foto: Arquivo 2014

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...