quant
Fique ligado

Ano 2007

Bailado Clássico na Casa das Artes de Famalicão

Avatar

Publicado

em

A Bela Adormecida" sobe ao palco nos dias 5 e 6 de Outubro pelas 21h30

Um dos grandes clássicos do ballet, "A Bela Adormecida", sobe ao palco da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão nos dias 5 e 6 de Outubro, pelas 21h30.

 O espectáculo apresentado pelo "O Ginasiano – Escola de Dança", de Vila Nova de Gaia, é uma adaptação livre do bailado homónimo, com coreografia de Marius Petipa, baseado no conto de Charles Perrault e música de Piotr Illitch Tchaikovsky. Em palco mais de vinte bailarinos dão corpo, ao longo de 95 minutos, a uma belíssima história, onde a luta entre o bem e o mal é a base de tudo. A entrada custa cinco euros.

O bailado "A Bela Adormecida" estreou em S. Petersburgo a 3 de Janeiro de 1890 e nunca deixou de estar presente em repertórios de companhias de dança, tendo como base a coreografia original de Marius Petipa, embora com versões diferenciadas. Originalmente, foi criado a partir de uma intensa relação entre a coreografia de Petipa e a música de Piotr Illitch Tchaikovsky, composta a partir de minuciosas indicações do coreógrafo. Baseado num conto de Perrault, ao estilo francês do séc. XVIII, foi construído para grande espectáculo, exigindo um numeroso elenco, composto de corpo de baile e solistas. Cada uma das quatro partes (um prólogo e três actos), oferece sequências de transformações mágicas e várias danças que contam a história do conto de Perrault. O principal tema do bailado, a luta entre o Bem e o Mal (personificada através da presença da Fada Lilás e da Fada Carabosse), são a linha básica da estrutura musical, na qual Petipa teve uma intervenção inovadora na colaboração com o compositor.

FICHA TÉCNICA

BAILADO CLÁSSICO – "A Bela Adormecida"

Local: Casa das Artes | Grande auditório

Data: 5 e 6 de Outubro, sexta-feira e sábado | 21h30

Entrada: 5 euros

M/6

Publicidade

Duração 95 m

FICHA ARTÍSTICA:

COMPANHIA: Ginasiano INTÉRPRETES: Andrey Martinov e Elena Martinova; Isabel Ariel e Pedro Lamares; e cerca de 20 outros bailarinos DIRECÇÃO ARTÍSTICA: Marcelo Ferreira CENOGRAFIA: Gladstone Menezes DESENHO DE FIGURINO: Helena Medeiros PRODUÇÃO DE FIGURINO: Sara Moreira DESENHO DE LUZ: Rui Damas

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...