quant
Fique ligado

Edição 437

Avaliação “fácil” no 9º Concurso do Melão

Avatar

Publicado

em

 

Trinta melões casca de carvalho, de 15 produtores, estiveram a concurso em Santiago de Bairros. Júri afirma que foi “fácil” encontrar vencedor desta edição. 

O bougadense Bruno Costa venceu o 9º Concurso de Melão Casca de Carvalho, promovido pela Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, no dia 25 de agosto, no Souto de Bairros.

O produtor foi um dos 15 participantes – cada um teve dois exemplares em avaliação – e “não contava” vencer, muito menos com o melão que arrecadou mais pontos do júri. “Confiava mais no outro melão, mas o sabor acaba por contar mais do que a aparência exterior”, contou.

Carlos Couto, um dos elementos do júri, esperava que “fosse mais difícil” fazer a seleção do melão vencedor. “Dos melões com grande qualidade, havia três que se distinguiam dos outros. Fiquei muito satisfeito, porque houve pontuação que bateu certo e até os produtores já tinham mais ou menos destinado o primeiro e o segundo lugares”, frisou.

A completar o pódio estiveram José Filipe Cruz e Fernando Silva, respetivamente.

À semelhança do ano passado, a meteorologia pregou uma partida à organização, que pretendia inserir o concurso no programa do Bougado em Festa (que se realizou no início de agosto), mas teve de o adiar para que os melões amadurecessem.

“Foi francamente positivo, porque esteve muito público aqui e participaram todos os produtores de Santiago”, afirmou António Azevedo, presidente da Junta de Freguesia.

O autarca, mentor deste concurso, espera que “quem vem a seguir, não deixe esta atividade acabar, porque já é uma tradição”. “Houve pessoas do Porto a virem cá de propósito comprar melão”, sustentou.

O melão casca de carvalho é um dos mais conceituados da região e conhecido pela sua casca rugosa e sabor picante. No concurso, são vários os critérios de avaliação, como o tamanho e a cor da polpa, mas é o sabor que tem mais peso, na hora de avaliar o melhor exemplar. 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...