quant
Fique ligado

Trofa

Auto de consignação para reabilitação da bacia do Ave assinado sexta-feira

O auto de consignação para a obra de recuperação e valorização da bacia hidrográfica do Ave é assinado, na próxima sexta-feira, 23 de junho, na Azenha do Portela, em Bairros.

Avatar

Publicado

em

O auto de consignação para a obra de recuperação e valorização da bacia hidrográfica do Ave é assinado, na próxima sexta-feira, 23 de junho, na Azenha do Portela, em Bairros.

A empreitada está inserida num grande projeto de reabilitação das margens dos rios Ave e Vizela, da nascente à foz, que engloba também os municípios de Fafe, Vila Nova de Famalicão, Felgueiras, Guimarães, Santo Tirso e Vizela, num investimento total de 9,2 milhões de euros financiados pelo Compete2020.

Publicidade

No que respeita ao concelho trofense, a intervenção de mais de um milhão de euros visa sobre “21 quilómetros”, onde serão feitos “limpeza, desobstrução e desassoreamento das margens das ribeiras que desaguam no rio”, assim como “estabilização e segurança da margem” e “reabilitação de infraestruturas degradadas”, nomeadamente as azenhas de Sam, da Barca e de Bairros.

“A despoluição é uma tarefa nunca acabada”, referiu, em março, Pimenta Machado, vice-presidente da Associação Portuguesa do Ambiente (APA), durante uma sessão promovida pela Assembleia Municipal da Trofa.

Pimenta Machado considerou oportuna a decisão de a Câmara Municipal da Trofa complementar este projeto com o prolongamento Parque das Azenhas “em 800 metros”, até à Azenha de Bairros, cujo moinho, adiantou o vice-presidente da APA, será “alvo de recuperação”.

Sobre ter um Rio Ave como “antigamente”, Pimenta Machado resfriou expectativas, referindo que “será difícil”, e reconheceu que “a pressão urbana e industrial” existente junto ao canal ribeirinho representará “sempre uma pegada ecológica”.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...