quant
Fique ligado

Ano 2012

ASVA – “A Valorizar a Floresta”

Avatar

Publicado

em

Com o objetivo de “estar cada vez mais próxima dos proprietários florestais da Trofa”, a Associação dos Silvicultores do Vale do Ave (ASVA) está patente no nosso concelho.

Certamente já ouviu falar da Associação de Silvicultores do Vale do Ave (ASVA). Esta é uma instituição que pretende envolver os proprietários florestais, as cooperativas agrícolas, os municípios, as juntas de freguesia e,
toda a comunidade para melhorar “a gestão e a defesa da floresta do Vale do Ave”.

Como se sabe, a floresta é um “bem nacional”, e todos se devem interessar pelos problemas da “fauna e da flora, e das suas diversidades,
da paisagem, do turismo, do ar, da água e da conservação do solo”. Por essa razão, esta associação intervém nos concelhos de Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Santo Tirso, Vieira do Minho, Vizela e Trofa.

Com um núcleo no concelho trofense, esta entidade pretende dinamizar e apoiar a participação dos proprietários florestais nas diversas atividades desenvolvidas, melhorar a qualidade e a produtividade da área florestal existente, diminuir o risco de incêndio, fomentando a gestão florestal com a equipa de Sapadores Florestais, diversificar as produções no espaço florestal e realizar o seu cadastro, através do levantamento de áreas, com recurso ao GPS. Além disso, também promove a gestão ordenada dos diversos recursos florestais, integrada com outras atividades regionais para desenvolvimento rural, e representa os seus associados junto da administração pública e de organizações similares de âmbito regional ou nacional, bem como, em negociações com outros parceiros da fileira florestal.

Com isto, esta associação consegue aumentar a biodiversidade, diminuir o risco de erosão, com a rearborização de áreas ardidas, e sensibilizar a comunidade para “o combate a pragas e doenças (sanidade florestal)”. Também são objetivos cumpridos da associação a diminuição do número de ocorrências e de área ardida, devido à atividade desenvolvida pela equipa de Sapadores Florestais, desde a silvicultura preventiva, vigilância, primeira intervenção até ao apoio ao combate e rescaldo. De modo a sensibilizar e envolver mais os seus associados para a preservação do meio ambiente, esta associação tem feito várias parcerias com outras instituições, através de projetos, tais como, “FUTURO – projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto” e Limpar Portugal, realizando sessões de sensibilização para os proprietários florestais e, ainda, desenvolvido outros projetos, em parceria com a Câmara Municipal da Trofa.

Para o futuro, a ASVA espera implementar um “Sistema de Certificação Florestal de âmbito Regional e Planos de Gestão Florestal, que visam a gestão e ordenamento do espaço florestal do território da Trofa”.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...