quant
Fique ligado

Ano 2009

Armindo Costa satisfeito com prevenção de incêndios florestais

Avatar

Publicado

em

armindo-costa

armindo-costa

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, mostrou-se “satisfeito” com os números da Campanha de Prevenção dos Incêndios Florestais, que esteve accionada entre 1 de Junho e 9 de Outubro. O balanço foi apresentado, terça-feira, durante o já tradicional jantar de confraternização com os membros da Protecção Civil, que assinalou o encerramento da campanha.

De acordo com Armindo Costa, “o concelho de Famalicão registou este Verão, entre os meses de Junho e Outubro, 124 incêndios que resultaram numa área ardida de 85 hectares”. No entanto, de acordo com o autarca, “mais de 50 por cento da área ardida deveu-se a um grande incêndio, o maior dos últimos quatro anos, que atingiu as freguesias de Ribeirão e Fradelos, no mês de Setembro, e elevou as médias deste Verão”. Assim, segundo o presidente da Câmara Municipal “verifica-se, que os restantes incêndios que atingiram a floresta famalicense foram de pequena dimensão, que, felizmente, não consumiram uma grande área de mata”.

Neste sentido, o edil destacou que “o sucesso da campanha se deve essencialmente ao excelente trabalho desenvolvido por todos os elementos associados ao Programa Municipal de Prevenção”.

Este ano, a grande novidade do programa foi a criação de uma equipa de Sapadores Florestais, constituída por cinco elementos que desenvolveram diversas tarefas de prevenção de incêndios como acções de silvicultura preventiva, controlo de queimadas, vigilância e sensibilização das populações, entre outras.

Para além disso, estiveram no terreno 62 vigilantes (móveis e fixos) actuando nas florestas do concelho e nos Postos de Vigia Florestais em Calendário, Jesufrei e Oliveira Santa Maria. O edil referiu ainda como factor fundamental “a limpeza e beneficiação de 32 quilómetros de caminhos florestais, que deixaram reunidas condições em lugares onde não as havia para uma intervenção rápida dos bombeiros”.

Armindo Costa agradeceu a todos os elementos que participaram no Programa Municipal de Prevenção de Fogos Florestais, salientando o trabalho efectuado pelas três corporações de bombeiros do concelho e a cooperação das forças de segurança de Vila Nova de Famalicão.

No final, o presidente da Câmara Municipal recebeu um blusão da Protecção Civil, com o seu nome inscrito.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...