quant
Fique ligado

Edição 470

APVC representa concelho na “Embaixada da Água”

Publicado

em

Embaixada da Água conta com “50 ações” promovidas por “13 entidades”, entre elas a APVC, entre os dias 22 de março e 22 de outubro. Workshop dedicado à agricultura adiado para 26 de abril.

Sabia que cerca de 80 por cento do cérebro é composto por água? A água é um elemento simples e simultaneamente misterioso, sendo essencial à vida e capaz de a destruir com a sua imensa força.
Devido à sua importância, o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), com o apoio da Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto, Área Metropolitana do Porto, Pavilhão da Água e “mais de 30 parceiros da região”, está a promover a Embaixada da Água, entre os dias 22 de março e 31 de outubro.
Segundo fonte da APVC – Associação para a Protecção do Vale do Coronado, que está “a representar o concelho da Trofa”, a Embaixada da Água é “um projeto metropolitano absolutamente inovador, que agrega 50 ações promovidas por 13 entidades”.
O lançamento da Embaixada da Água aconteceu no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, no Pavilhão da Água, no Porto. “Alguns voluntários” da APVC estiveram presentes e o presidente da associação, André Tomé Ribeiro, foi convidado a usar da palavra, onde “destacou o Vale do Coronado e apresentou o projeto de identificação do Património da Água”.
“Visitas guiadas a rios e praias, fontes e águas subterrâneas em toda a Área Metropolitana do Porto, imersão no património cultural e natural associado à água, experiências e palestras, para todas as idades, são algumas das ações que decorrem até ao final do mês de outubro. “Quem participar em pelo menos dez, receberá um diploma de “embaixador” e vários prémios. Basta imprimir o passaporte e recolher os comprovativos de presença. As ações são gratuitas ou a preços simbólicos”, declarou.
Das “50 ações programadas”, duas serão realizadas na Trofa pela APVC, na freguesia do Coronado. No dia 13 de setembro há uma “ação de valorização do património da água”, onde a manhã será dedicada à “limpeza/manutenção de sistemas de contenção e distribuição de água tradicionais (poças/tanques/fontes) e, de tarde, uma palestra”. Já no dia 28 de setembro decorre a segunda edição da caminhada Rota da Água no Vale do Coronado, com “uma viagem pelos vários pontos de interesse do património da água, com animação cultural e curtas intervenções sobre património, biodiversidade e mundo rural”.
Para mais informações, visite o sítio oficial http://embaixadadaagua.blogspot.pt.

“Princípios Básicos de Agricultura Biológica” adiado para 26 de abril

Devido a “um imprevisto familiar com a formadora”, o workshop dedicado aos Princípios Básicos de Agricultura Biológica e Identificação de Plantas Selvagens Úteis foi “adiado” para o dia 26 de abril. “Pedimos desculpa pelo eventual incómodo que esta situação possa ter causado”, avançou fonte da APVC, promotora desta iniciativa.
A ação de formação, administrada pela Atimati, está marcada para as 10 horas (termina às 18 horas) e será realizada “em ambiente campestre, com hortas e burros à espreita”, no lugar do Paiço, em S. Mamede do Coronado.
Durante a sessão, serão abordados os “princípios básicos de agricultura biológica, produção de caldas vegetais para biofertilização, fungicidas e pesticidas e saída de campo para identificação de plantas selvagens comestíveis, medicinais ou de uso na agricultura como caldas”.
A inscrição “é obrigatória”, devendo enviar o “nome completo, localidade, email, número de telemóvel e de cartão de cidadão” para valedocoronado@gmail.com ou através do número 917 040 207. O preço é de “dez euros” para os “habitantes da freguesia do Coronado e sócios efetivos da APVC, com quota de 2014 paga, de “15 euros” para “novos sócios com adesão em 12 de abril (10 euros workshop + cinco de quota) ou de “20 euros” para o “público em geral”. O pagamento, que será feito no dia/local da formação, inclui “saída de campo, manual em pdf, certificado de participação, um litro de calda de urtiga e sementes raras e bioagradável formação”. O “almoço não está incluído”.

Foto: CRE.Porto

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 470

Trofense foi 3º no Campeonato Mundial de Artes Marciais

Publicado

em

Por

“Mais de 3800 atletas de mais de 80 países” participaram na 4ª edição do Campeonato do Mundo de “All Styles” de artes marciais.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição 470

Alice Oliveira campeã dos mil metros no Quilómetro Jovem

Publicado

em

Por

Alice Oliveira sagrou-se campeã, no escalão de iniciados femininos, dos mil metros do Quilómetro Jovem Regional, que se realizou na Pista Municipal da Póvoa de Varzim, no sábado. A atleta do Atlético Clube Bougadense cumpriu a prova em três minutos, nove segundos e 87 centésimos.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também