quant
Fique ligado

Ano 2010

Aproveite o Verão, mas proteja a sua pele

Avatar

Publicado

em

 

Adopte uma atitude responsável quando se expuser às radiações solares.

Nos meses de Verão é quase irresistível colocarmo-nos ao sol para conseguirmos um tom bronzeado na pele. Fique a saber que a exposição solar regrada pode ter benefícios para a saúde, estimula a síntese de vitamina D pela pele e tem efeito anti-inflamatório em patologias como psoríase, acne e eczema. Mas quando praticada em excesso não só pode provocar queimaduras como também estimular o envelhecimento precoce da pele. Os raios solares, quando estão em contacto excessivo com a pele, podem constituir ainda um “importante factor de risco para o cancro cutâneo, nomeadamente o carcinoma espinocelular e o melanoma”, alertou a dermatologista Maria João Cruz, da Clínica Dr. João Sá.

Para além da exposição aos raios solares, também os solários se assumem como factor de risco “desconhecido por muitos”, referiu. O cancro da pele é um dos mais frequentes, no entanto, quando detectado precocemente é um dos que apresenta a maior taxa de cura.

A dermatologista aconselhou uma “avaliação periódica da pele, de três em três meses”, verificando a assimetria dos sinais (formato irregular), os bordos (limites externos irregulares), a coloração (cor escura ou mais que uma cor), o diâmetro (superior a seis milímetros) e a evolução (qualquer transformação ou aparecimento de um novo sinal). “Se verificar alguma destas alterações deverá procurar a opinião do médico de família ou dermatologista”, referiu.

 

Tipos de tumores cutâneos

Maria João Cruz explicou os diferentes tipos de cancro de pele que existem. O carcinoma basocelular “é o mais frequente”, com uma taxa de 70 por cento de incidência. As pessoas com pele clara são as mais susceptíveis a contraírem a doença, assim como as pessoas com idade superior a 40 anos, pois é um tipo de cancro que resulta da “exposição solar acumulativa”. “O seu crescimento é lento e raramente se dissemina à distância, sendo a sua principal consequência a invasão e destruição locais. Pode apresentar-se como uma ferida que não cicatriza ou que sangra com facilidade”, explicou a dermatologista.

Já o carcinoma espinocelular tem como factores de risco “não só a exposição prolongada ao sol, mas também o tabagismo, a exposição a substâncias químicas com arsénio e alcatrão e alterações da imunidade”. O crescimento é mais rápido e dissemina-se, originando metástases. Manifesta-se por todo o corpo, mas com frequência nos lábios, cicatrizes de queimaduras antigas ou áreas que sofreram irradiação.

O melanoma é o tipo de cancro mais perigoso e apresenta um “alto potencial de metastização”. Surge, habitualmente, em pessoas de pele clara “a partir de zonas de pele sadia ou de ‘sinais’ escuros que se transformam”. “O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar um desfecho fatal”, alertou Maria João Cruz.

Publicidade

 

Proteja-se durante todo o ano

A intensidade da radiação solar é máxima entre as 11 e as 16 horas, pelo que deve evitar a exposição ao Sol nesse período. O risco de queimadura também aumenta com a altura: a cada 300 metros aumenta em quatro por cento o poder eritemático das radiações ultra-violeta. Se vai viajar para perto do Equador tenha cuidado, pois a radiação solar é mais intensa. Apesar de o Verão ser a estação onde estamos mais susceptíveis às queimaduras solares, é importante que nos protejamos durante todo o ano, aconselhou Maria João Cruz. “Mesmo nos dias nublados o risco de queimadura é elevado, visto que mais de 90 por cento da radiação atravessa as nuvens. Já a água, a neve e a areia reflectem a radiação solar devendo-se somar o seu efeito ao dos raios que incidem directamente sobre a pele”.

Se quer ter um bronzeado saudável, não se esqueça de fazer uma exposição solar lenta e progressiva, começando por períodos mais curtos nos primeiros dias. Beba muita água para se hidratar durante e depois da exposição e aplique um protector solar com índice adequado ao tipo de pele 30 minutos antes da exposição, repetindo a cada duas horas ou após o banho. O uso de protector solar é sempre recomendado mesmo que já esteja bronzeado. Em caso de queimadura solar deve evitar qualquer exposição adicional e consultar o seu médico assistente.

Evite o uso de outros cremes e perfumes, pois podem conter agentes responsáveis por reacções de fotossensibilização e nunca se esqueça de aplicar protector nos lóbulos das orelhas, lábios e pés. Não dispense a utilização de t-shirt, chapéu e óculos-de-sol.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...