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Edição 561

Ao levantar, como fruta. Qual é o teu espanto?

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A educação para a saúde exige uma intervenção pedagógica à qual não é alheia a educação pré-escolar, pelo que a dinamização de atividades ou projetos junto das crianças deve ser uma realidade. Pretende-se, segundo a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), “educar as crianças do presente para um futuro mais saudável”. Os desígnios nesta área educativa carecem de um processo de ensino e aprendizagem que incentivem as crianças a adotar e manter hábitos saudáveis na sua alimentação diária.
Alarcão e Roldão (2008) aventam que a escola é um espaço formativo e de desenvolvimento por excelência, na qual o docente tem a possibilidade de (re)construir o seu conhecimento, através de práticas reflexivas e colaborativas entre os atores em presença no campo educativo.
Sustentamos a integração de conhecimentos, capacidades e atitudes para promover a competência do ensino e a qualidade da aprendizagem. Neste sentido, os problemas ligados às práticas de sala de aula requerem “averiguações”, exigem a pedagogia supervisiva na construção e no desenvolvimento, com qualidade, do processo de ensino e aprendizagem.
A definição de uma estratégia global para a turma – conhecidas as suas possibilidades e aferidas as dificuldades – leva à definição de objetivos gerais e transversais a privilegiar que visam a promoção de atividades de enriquecimento curricular. Multiplicar os pontos de apoio, no sentido da valorização da prática pedagógica, implica abrir parcerias educativas. Uma escola aprendente, qualificante e promotora do desenvolvimento humano, labora colaborativamente com outros agentes educativos no sentido da construção de práticas, saberes e respostas contextualizadas às situações.
A participação no programa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, da APCOI, é uma possibilidade norteadora que permite percorrer um caminho pedagógico, no que concerne à educação para a saúde. O mesmo tem como objetivo fulcral motivar a comunidade escolar, sobretudo, os discentes a praticar um estilo de vida saudável, nomeadamente, incentivar o consumo de fruta para prevenir a obesidade infantil.
Diversos estudos indicam que Portugal ocupa um dos primeiros lugares da obesidade e excesso de peso infantil na Europa – apenas 2% das crianças portuguesas até aos 10 anos ingere fruta fresca. A origem para este baixo consumo poderá estar associada à escassez da introdução de fruta nas refeições durante a primeira infância e à introdução precoce de produtos industrialmente transformados na alimentação das crianças.
Não comer fruta em quantidade suficiente tem efeitos negativos para a saúde das crianças. A prevenção é o melhor remédio e educar é, sem dúvida, prevenir. Assim, torna-se essencial ensinar às crianças importantes lições sobre alimentação saudável para combater a obesidade infantil e restantes doenças associadas. É por todas estas razões que a Organização Mundial de Saúde recomenda que se consumam, diariamente, pelo menos três porções de fruta.
Abraçar este programa, possibilita – ao educador de infância e à comunidade escolar – criar um projeto lúdico em que o processo de ensino e aprendizagem releva em desenvolvimento e qualidade para a criança em idade pré-escolar. Permite atingir um nível de profundidade e riqueza de trabalho, pautado pela interdisciplinaridade e pelo trabalho em equipa. Facilita trabalhar junto das crianças um conjunto de atividades relativos a temas variados agregados à educação para a saúde, nomeadamente, a alimentação saudável, a poupança, a atividade física, a autoestima, a higiene corporal, a agricultura familiar, a ecologia, entre muitos outros.
Evidenciamos a importante influência do adulto. Este deverá ser o primeiro a dar o exemplo porque as crianças, sobretudo, nestas idades, modelam os comportamentos através dos adultos que lhes são mais próximos ou que admiram.
Importa motivar as crianças, mobilizar os adultos e atribuir os prémios.

matilde neto | APVC
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