quant
Fique ligado

Edição 587

Ano letivo com menos alunos e mais funcionários

Avatar

Publicado

em

Já há sinais dele por todo o lado. O regresso às aulas está quase aí e já se prepara o ano letivo. Resta esperar pelo toque da campainha e dar uso aos livros em mais um ano de aprendizagem. O Notícias da Trofa foi procurar saber se está tudo a postos para o arranque das aulas.

Manuais escolares novos, novas matérias, material escolar para todos os gostos e vontade de aprender. No próximo dia 16 de setembro as portas das escolas abrem-se e as da Trofa não são exceção.
No Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro o ano letivo que já espreita “está preparado”. A receção aos alunos em início de ciclo, ou seja pré-escolar, 1.º e 5.º ano, decorrerá na quinta-feira, dia 15 de setembro. Já na sexta-feira, o dia é de “aulas para toda a gente, em todas as escolas do agrupamento”, esclareceu Renato Carneiro, diretor do Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro. A agenda é similar no Agrupamento de Escolas da Trofa. Nos próximos dias 14 e 15 de setembro está prevista a receção aos alunos e o início das aulas é na sexta-feira, dia 16.
O número de alunos inscritos nos dois agrupamentos diminuiu. No Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro foram inscritos no ano letivo 2016/2017 “1772 alunos: pré-escolar – 264 crianças, divididas por 14 salas; 1.º ciclo – 572 alunos, divididos por 29 turmas; 2.º ciclo – 325 alunos, divididos por 15 turmas; 3.º ciclo – 559 alunos, divididos por 26 turmas; e no ensino secundário – 52 alunos, divididos por três turmas. Em relação ao ano letivo anterior o decréscimo ronda os 110 alunos”. “Esta queda é mais acentuada do que nos anos anteriores. Nos três anos anteriores houve uma quebra, em média, de 45 alunos, do ano passado para este ano houve uma quebra de 110 alunos”, detalhou Renato Carneiro.
O cenário é idêntico no Agrupamento de Escolas da Trofa. Paulino Macedo, diretor do agrupamento, disse ao NT que este ano conta com “2605 alunos”, dos quais 316 são do pré-escolar, 710 do 1.º ciclo, 375 do 2.º ciclo, 566 do 3.º ciclo, 273 do ensino secundário regular, 177 do profissional e 88 alunos dizem respeito a outras ofertas (como cursos vocacionais)”. O decréscimo do número de estudantes inscritos neste agrupamento, avançou o diretor, ronda os “200 alunos”.
No que às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e à contratação de professores diz respeito prevê-se que estejam concluídas aquando do arranque do ano letivo. Renato Carneiro explicou ao NT que tem “as listas dos candidatos ordenadas e publicadas na página do agrupamento” mas pretende “dar um período de três dias para eventuais reclamações”. “É provável que tenha quase a totalidade dos professores das AEC em funcionamento” mas, explicou, “há a possibilidade de substituição”, uma vez que, continuou, “se andar muito à frente com este processo os candidatos como estão desempregados vão aceitar (a proposta de trabalho), mesmo sendo longe. Se for um candidato da Maia ou de Paços de Ferreira ele vai aceitar uma colocação aqui, à espera que abra uma no concelho dele e se ele for selecionado vai para lá”, por isso “há sempre a possibilidade de substituição, mas em termos processuais está tudo pronto para eles começarem”. Em causa estão “14 professores contratados para o agrupamento”.
Já Paulino Macedo adiantou que este processo “está em fase de concurso”. “Se as coisas correrem bem, na primeira semana de aulas teremos cá os professores”, acrescentou.
Neste ano letivo, os Agrupamentos poderão contar com mais pessoal não docente. Renato Carneiro avançou que “é uma situação que ainda está a ser preenchida”, mas conta “com mais funcionários”, sendo que esta “foi uma diligência da Câmara Municipal”. “Temos intenções de contratar mais do que no ano anterior”, acrescentou o diretor do Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro. Por sua vez, Paulino Macedo explicou que “os funcionários do quadro são os mesmos, mas houve um reforço de pessoal não docente, que vem no âmbito de protocolos feitos com o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional)” – como os CEI (Contrato de Emprego Inserção) – através de “protocolos com a Câmara”. “Contamos com um número suficiente (de funcionários)”, frisou.
Quanto ao material escolar, “os livros estão a ser entregues nas escolas do 1.º ciclo e o material, que é dado aos alunos carenciados, já está nas escolas”, adiantou Renato Carneiro. No mesmo ponto de situação está o Agrupamento de Escolas da Trofa. “Estamos a começar a receber os manuais se até lá correr tudo bem no primeiro dia estamos em condições de dizer: tarefa feita”, concluiu o diretor Paulino Macedo.

Refeições gratuitas para os alunos do Escalão B
A Câmara Municipal da Trofa deliberou oferecer as refeições escolares aos alunos do 1.º ciclo com escalão B. Esta decisão surgiu depois de, no ano letivo anterior, a empresa responsável pelas refeições, recusar almoço a alunos com pagamento em falta. A informação foi dada ao NT pelo vice-presidente da autarquia da Trofa, António Azevedo, que acrescentou ainda a oferta dos manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo subsidiados e não só. “Há alunos que, sem escalão, passam por dificuldades, pelo que alargamos o apoio às famílias que se encaminharem à Câmara e demonstrarem a sua condição socioeconómica desfavorável. Ou seja, no concelho temos cerca de 50 por cento dos alunos subsidiados, mas acabamos por apoiar cerca de 63 por cento”, explicou o autarca. A alunos do 1.º ano, a autarquia só oferecerá “as fichas de trabalho”, uma vez que o Governo anunciou a oferta dos manuais escolares a este nível de escolaridade.
António Azevedo acrescentou ainda que, “pela primeira vez, nas escolas do concelho haverá uma tarefeira a trabalhar oito horas por dia”. No total, serão “20” as funcionárias que estarão a apoiar alunos com necessidades especiais.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...