quant
Fique ligado

Ano 2009

“Anjos de Pijama” aplaudido por centenas de espectadores

Avatar

Publicado

em

meninos-cantores

Os Meninos Cantores do Município da Trofa transformaram-se em pequenos anjinhos e sem pijama cantaram os poemas de Matilde Rosa Araújo, no dia em que se comemoravam os 11 anos do concelho da Trofa.

O espectáculo “Anjos de Pijama” foi aplaudido por centenas de pessoas que encheram a Igreja Matriz de Santiago de Bougado. No dia em que se comemorava o 11º aniversário do concelho, os músicos de palmo e meio, que também estão de parabéns por 10 anos a cantar, homenagearam a escritora Matilde Rosa Araújo, que se encontra doente, e cantaram os seus poemas.

Na certeza de que com uma mensagem e as suas melodias Matilde Rosa Araújo possa melhorar, os meninos não perderam tempo e fizeram o que melhor sabem para a animar. Cantaram durante 30 minutos a fio e as calorosas palmas do público foram prova do sucesso da obra.

O espectáculo surgiu graças aos poemas de Matilde Rosa Araújo, as vozes doces dos Meninos Cantores da Trofa e ao som das melodias da compositora Andreia Pinto Correia, que, como adiantou a responsável pelo coro, Antónia Serra, “utilizou técnicas e conceitos musicais muito diversificados que abrangem períodos desde o barroco até ao século XX”.

meninos-cantores

“Nos versos de Matilde Rosa Araújo tecem-se maravilhosos enredos, desvendam-se mistérios, contam-se segredos, explicam-se lágrimas e vivem-se pequenas e grandes aventuras. Eles fazem as delícias de crianças de todas as idades, como nós. Que privilégio é para nós poder cantá-los: trazê-los do sonho para a voz. Ninguém diz a criança como Matilde Rosa Araújo! Quem melhor para dizer a sua poesia que as crianças?”, referiu Ana Cruz, menina cantora há 10 anos.

Na noite mágica ouviram-se as histórias de vários insectos como o piolho, a pulga, o gafanhoto, a vespa, o mosquito ou mesmo os bichos-da-seda, que no imaginário destas crianças ganharam vida.

Entre os convidados, para assistir ao espectáculo, estava Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, e os vereadores da autarquia, na primeira fila, com um olhar atento e os ouvidos bem afinados, mas no final todos saíram encantados. Sentada a assistir à obra desenvolvida pelos seus meninos, estava também Antónia Serra que, apesar de não estar a dirigir o coro naquela noite, estava ansiosa como todos os que se encontravam sob as luzes do palco.

Este concerto foi gravado e será distribuído em CD, para mais tarde recordar.

Publicidade

O Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa nasceu a 1 de Outubro de 1999. Dirigido desde a sua fundação por Antónia Maria Serra, este foi o primeiro projecto avançado por iniciativa do pelouro da Cultura do Município da Trofa.

O coro tem cantado por todas as freguesias do concelho da Trofa, Viana do Castelo, Paredes de Coura, Porto, Braga, Lisboa, Vila Nova de Cerveira, Guimarães e Forcarei em Espanha.

Representou Portugal no Coro Infantil Lusófono, projecto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa, em 2001.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...