quant
Fique ligado

Ano 2010

AMUB prepara-se para renovar título

Avatar

Publicado

em

 

A Associação de Moradores da Urbanização da Barca conseguiu o título de campeã de juniores no campeonato amador da Trofa e já se prepara para renovar o “caneco”.

A equipa era nova e o objectivo ambicioso: ser campeã do campeonato amador de juniores. Foi com este intuito que Fábio Ferreira montou uma equipa neste escalão na Associação de Moradores da Urbanização da Barca (AMUB)… e conseguiu. Na 2ª jornada, depois de um empate, a equipa teve a sua única derrota no campeonato. No final da partida, o único jogador que não foi convocado chegou ao balneário a chorar e este acontecimento, para além de simbólico para o treinador, “diz bem dos objectivos, do carácter e do espírito da equipa”. Seguiram-se dez vitórias e dois empates. O conjunto conseguiu um total de 33 pontos, marcou 43 golos e sofreu 23.

Coadjuvado pelo irmão Miguel Ferreira, o técnico traçou duas metas para conseguir o título: “Ser melhor que os outros tacticamente e preparar os jogadores para a cultura de vitória”.

O trabalho por carolice não tem menos valor, ressalva Fábio Ferreira. O tempo que despende para a equipa serve para “divertir os atletas e conseguir que eles consigam ganhar alguma coisa”. “Fico contente quando tenho jogadores que saem (sobem ao escalão de seniores) com, pelo menos, um título ganho”, frisou.

É sabido que “mesmo a feijões” todos querem ganhar e foi assim que o treinador “educou” os jogadores, para conseguir que a AMUB terminasse o campeonato em 1º lugar.

A construção da equipa teve contornos curiosos: foi construída pelos próprios jogadores. Assim, conseguiram juntar atletas “do seu conhecimento” e, pelo vistos, com qualidade. “Desde o início senti que tinha jogadores com capacidade e mentalidade para serem campeões numa associação que é pequena e representa muito pouco do concelho, mas que foi grande e conseguiu elevar bem alto o nome da AMUB”, referiu.

O trabalho que teve com a equipa durante três anos produziu frutos, tendo em conta o futuro. Os jogadores “evoluíram muito” e metade do grupo tinha idade de juvenil. E ainda houve um iniciado que jogou alguns minutos pela equipa, o que também fez dele campeão de juniores. “Apostei em jovens que sei que no futuro me dão garantias e que evoluíram muito para na próxima época serem os protagonistas”, frisou.

Nem a derrota na final da Taça concelhia esmoreceu a equipa que, se escorregasse no campeonato, podia comprometer a liderança. No entanto, o grupo respondeu com mais vitórias e conseguiu, para além de terminar em 1º lugar, vencer a Supertaça concelhia.

Publicidade

A AMUB conseguiu arrastar consigo uma massa associativa, com pais, familiares e amigos da equipa, que até faixas de apoio levou para os jogos, facto pouco verificado no campeonato amador da Trofa. Fábio Ferreira defende que o que explica o diminuto acompanhamento das equipas é “que poucas têm o objectivo de serem campeãs, poucas têm treinador declarado, contentando-se apenas com uma pessoa responsável pelo transporte dos jovens para os jogos e que toma conta deles”.

Este não será o caso da AMUB, que já trabalha para voltar a ser campeã na época que começa em Outubro. O plantel “está praticamente definido”, mas os treinos continuam abertos a todos os interessados até ao dia 16 de Setembro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...