quant
Fique ligado

Ano 2007

AMAVE discute futuro da Europa

Avatar

Publicado

em

Carlos Pimenta falou da energias alternativas e alertou para o desperdicio

A Associação das Colectividades Têxteis Europeias (ACTE), em parceria com a Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE), estão a realizar um Ciclo de Conferências sobre o Futuro da Europa, denominado “Consciência Europeia: O Presente e o Futuro para o Vale do Ave”.

  Em parceria com a Câmara Municipal da Trofa, a AMAVE realizou uma conferência, sobre a “Sustentabilidade Energética da União Europeia”, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, com a presença Carlos Pimenta, Director-Geral da Empresa Eólica da Cabreira e Ex-Secretário de Estado do Ambiente.

Carlos Pimenta falou das alterações climáticas, do degelo e do desenvolvimento sustentável do planeta e as suas Carlos Pimenta falou da energias alternativas e alertou para o desperdicioimplicações. O responsável alertou para o facto de “sessenta por cento da energia que Portugal compra, é desperdiçada, o que para um pais como o nosso é impensável”.

Em paralelo, no dia 27, Fafe será palco de uma nova conferência: “Percepção Da União Europeia E Das Suas Missões – Europa – Uma Oportunidade”. A iniciativa terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, pelas 16 horas e terá a participação de João de Deus Pinheiro, Deputado ao Parlamento Europeu, e Rogério Leitão, Docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O Comissário deste Ciclo de Conferências é o Luís Lobo Fernandes, Pró-Reitor da Universidade do Minho.

Este Ciclo de Conferências para além de abranger os municípios da Trofa e Fafe, durante os meses de Abril e Maio vai estar presente em Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vizela, Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso.

Modelo Social Europeu, Tratado Constitucional da União Europeia, Energia, Ambiente, Comércio e Industria e Construção da Europa, são algumas das temáticas que estão compreendidas nesta iniciativa.

O Ciclo de Conferências surgiu na aprovação de um projecto, apresentado ao Programa de Debates Nacionais, Regionais e Locais sobre o Futuro da Europa, consequência da implementação do Plano D para a Democracia, o Diálogo e o Debate, da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

 

AMAVE lança Newsletter

Publicidade

“Amo-te AVE” é o nome do novo instrumento informativo organizado pelo Sistema Intermunicipal de Resíduos do Vale do Ave (SIRVA), sistema tutelado pela Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE).

Esta inovação, uma Newsletter, contará com informações de carácter geral, notícias e curiosidades e tem como objectivos dar a conhecer, não só aos munícipes e instituições da região, como também a outros órgãos e instituições nacionais, o SIRVA, a sua actividade e evolução, bem como, sensibilizar as populações para as problemáticas do meio ambiente, nomeadamente, aquelas relacionadas com a temática dos resíduos, proporcionando interactividade, proximidade e sentimento de participação e responsabilidade individual.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...