quant
Fique ligado

Ano 2010

Alunos de Alvarelhos recebem visita de escritores

Avatar

Publicado

em

 

A Escola EB 2/3 de Alvarelhos terminou o ano lectivo com a visita de dois escritores, que se encontraram com os alunos na biblioteca. “Tivemos uma semana cheia de olhos e de ouvidos bem abertos e atentos para escutar, ver e apreciar aqueles que com o seu talento e inspiração conseguem utilizar a palavra para nos fazer pensar, reflectir e, às vezes, sonhar”, afirma uma nota enviada pela escola.

O primeiro a passar pela escola foi Pedro Seromenho, jovem escritor e ilustrador que com o seu discurso “solto e desprendido, a sua capacidade artística e a fluidez do seu traço conseguiu imprimir a esta sessão uma magia e cor pouco comuns e cativou desde o primeiro momento” os alunos dos 6.º e 8.º anos e os professores presentes. Com ele, alunos e professores percorreram os caminhos da reciclagem, da prevenção rodoviária e viajaram até à ” Nascente da tinta”, transpondo locais e obstáculos com a ajuda de personagens que povoam os imaginários mais férteis. “Fizemos uma incursão pelo nosso passado ao acompanharmos a narrativa histórica sobre o nosso primeiro rei, no conto ‘900, História de um Rei’, e as suas venturas e desventuras”. Esta viagem no tempo “prendeu por completo a atenção dos leitores e suscitou-lhes muita curiosidade, como ficou claro nas questões que colocaram ao escritor”.

“Encantamento, admiração, suspense, alegria e surpresa” são apenas algumas das palavras que podem ilustrar os momentos que o escritor José Fanha proporcionou, na quinta-feira, dia 17, ao longo de todo o dia que passou neste estabelecimento de ensino”. Homem da literatura e cultura portuguesas, partilhou com alunos e professores momentos da sua vida, das suas visitas às escola, bem como as suas histórias preferidas “que sabe contar e declamar como poucos”. Falou-nos da liberdade, da igualdade e da importância da diferença, acabando por levar todos os que o ouviam por caminhos e destinos espalhados pela Europa e pelo mundo. A poesia e a música fizeram-se ouvir através das vozes dos alunos e professores que “de uma forma simples mas sentida quiseram homenagear este poeta”.

“A nossa biblioteca guardará por certo parte da poesia e das emoções que se fizeram sentir e a outra parte levamo-la nós, nas nossas memórias”, conclui a nota.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...