João Carneiro, aluno do 2.º ano do curso profissional de Manutenção Industrial, fez parte de um grupo de 13 jovens que visitaram o Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A iniciativa decorreu de 11 a 13 de dezembro e foi organizada pela Comunidade Intermunicipal do Ave com o objetivo de combater o desconhecimento que os jovens têm sobre a União Europeia e do funcionamento das suas instituições, sensibilizar os jovens para o seu papel enquanto cidadãos europeus na construção do futuro da Europa, desenvolver o espírito crítico, as competências de comunicação o respeito mútuo e promover o debate entre os jovens e os responsáveis por regras que “afetam” toda a União Europeia.

Além de visitarem o Parlamento Europeu e o Hemiciclo, os jovens estiveram ainda presentes numa sessão de informação e de troca de ideias com a deputada Marisa Matias.

Esta visita foi para João Carneiro uma “oportunidade única de melhor perceber o funcionamento do Parlamento Europeu e o trabalho desempenhado pelos deputados”, entre os quais 21 são portugueses, e de “ouvir o testemunho in loco da eurodeputada Marisa Matias”. “Foi uma visita muito enriquecedora, quer a nível dos conhecimentos que adquiri, quer das pessoas com quem contactei e convivi”, concluiu.