quant
Fique ligado

Edição 503

Crónica Verde: Sempre a bulir

Avatar

Publicado

em

E, pronto, já lá vai mais um anito de Crónicas Verdes da Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC), aqui, n’ O Notícias da Trofa – jornal que, por estes dias, comemorou o 12º aniversário e, claro está, aproveitamos para enviar os parabéns a toda a equipa; continuem, assim, (sempre) atentos ao que acontece no concelho, abertos à nossa saudável teimosia em fazer sensibilização ambiental.

Nesta 28º crónica, impõe-se o “balanço”. Trocamos a cadeira “a la” design Philippe Starck por um simples baloiço. No regaço, os temas abordados durante 2014 e, então, balança para aqui, balança para ali. Oupa!

A primeira crónica do ano começou pelo ambiente caseiro, mostrando que as plantas podem tornar o cenário mais verde e bioagradável. Depois, trouxemos novas do stand APVC instalado na feira Exponor Horta Comigo, no qual os voluntários da associação realizaram dois workshops (Produção de Cerveja Artesanal, Orquídeas), promoveram o Coronado e também apresentaram horta, jardim e viveiro em modo vertical/horizontal, reutilizando embalagens, provando que até mesmo uma simples varanda ou terraço urbano poderão ser palco para “fazer Agricultura”.

Seguindo ainda o “faça você mesmo”, por aqui destacamos a miniprodução de cogumelos e… a produção caseira de cerveja. Com sustentabilidade, registe que um associado da APVC está a desenvolver uma unidade produtiva de cerveja artesanal, na Trofa. Afinal, há gente capaz de espantar a crise.

Houve celebração: 2014 foi declarado – pelas Nações Unidas – o Ano Internacional da Agricultura Familiar. “Alimentar o mundo, cuidar do planeta”, urge!

Nesta coluna, encontramos alternativas a pesticidas e adubos químicos. Mote: promover a agricultura biológica, alertar agricultores e consumidores, abalar a propaganda enganosa daquela rapaziada das multinacionais de sementes e pesticidas.

Também semeamos bases para o futuro. Que crianças damos ao mundo? Veio à baila um projeto britânico que envolve inúmeras associações/organizações e que pretende reaproximar as crianças da Natureza. Felicidade, saúde e qualidade de vida, eis a colheita.

Os burros (doze!) também se puseram à janela do jornal. Ah, fadistas! No Coronado, a APVC realizou a ZURRA – Festa do Burro, em Junho, com várias iniciativas (caminhada com burros, teatro, fotografia, hatha yoga, etc.), tudo para dignificar e valorizar o Gado Asinino, ora pois.

Em altura de Verão, alertamos para não tirar férias do ambiente. Já no Outono, as folhas (das árvores) voaram nesta direção, à boleia dos dias mais frescos. E ainda dos marmelos. Das castanhas. Dos cogumelos. E dos dióspiros (os taninosos). Os melros aqui cantaram – e longe das gaiolas, se faz favor!

Publicidade

Demos voz a uma “emenda”, sim, uma emenda que foi rejeitada pelo Parlamento Europeu e que visava a alteração da atribuição de pornográficos 129 milhões de euros para a tra(d)ição tauromáquica. Apenas três eurodeputados portugueses votaram favoravelmente; leia em voz alta, se faz favor: Marisa Matias (Bloco de Esquerda), Ana Gomes e Liliana Rodrigues (Partido Socialista), corajosas eurodeputadas portuguesas! Aos restantes, enfim, o poderoso lobby taurino reforçou-lhes, quiçá, a mesa de Natal!

A penúltima crónica trouxe dicas para a sua casa de banho, ou melhor dizendo, quando está por lá a tratar da vidinha, pode reduzir o seu impacto na Natureza.
Estes e outros temas. Foi assim. O baloiço vai serenar. A equipa de voluntários da APVC planta-lhe votos de Boas Festas e BioAgradável 2015, com sustentabilidade, sem deflação de felicidade! E a gente vê-se por aqui e também nas redes sociais – mas, principalmente, a bulir, na horta biológica, na floresta autóctone…

vítor assunção e sá | APVC
https://facebook.com/valedocoronado
http://valedocoronado.blogspot.com
valedocoronado@gmail.com

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...