quant
Fique ligado

Ano 2010

Alimentação para todos

Avatar

Publicado

em

Utentes da ASCOR aprenderam truques para fazer uma alimentação saudável, com todo o tipo de alimentos.

“Mas o vinho maduro tinto faz bem ou faz menos mal?” perguntava um dos utentes da ASCOR – Associação de Solidariedade Social do Coronado, durante a sessão de esclarecimento sobre alimentação saudável, que decorreu na quinta-feira. A nutricionista da Farmácia Sousa Torres, que fornece os medicamentos aos idosos que frequentam a ASCOR, lá foi explicando que “um copo de vinho à refeição não tem mal e que se deve preferir o vinho maduro tinto pois ‘faz menos mal’, embora o verde branco seja melhor para o coração”. O ideal é mesmo “beber água”, garantiu a médica, que deixou outros conselhos, como comer a fruta do lanche acompanhada com um pão, de forma a que o açúcar não seja tão rapidamente absorvido. Entre iogurtes “normais” ou “lights”, a nutricionista prefere “os magros, porque têm menos açúcar”.

Publicidade

A roda dos alimentos esteve em destaque durante a sessão e os idosos aprenderam que devem ter todo o tipo de alimentos no prato no momento da refeição, consoante a necessidade de cada um. Aqueles que sofrem de doenças específicas, como a diabetes ou a hipertensão, ficaram a conhecer melhor os alimentos que “fazem bem”.

Andreia Silva, directora técnica do centro de dia da ASCOR, explicou as vantagens da parceria entre a associação e a farmácia: “Desta forma os nossos utentes não têm de se deslocar à farmácia, pois só precisam de trazer a receita, que os medicamentos são, depois, entregues no centro de dia”. “Para além do protocolo relacionado com a questão da medicação, sempre que consideremos necessário qualquer tipo de palestras ou esclarecimentos, os técnicos da farmácia predispuseram-se a vir ao centro”, acrescentou.

A abordagem de assuntos relacionados com a alimentação saudável “é muito importante” para os idosos, o que “não quer dizer que eles não façam refeições correctas”. “No entanto, nós temos muitos utentes com diabetes e o facto de explicarmos que não podem ou não devem comer um ou outro alimento não é suficiente. Quando esses conselhos partem de uma nutricionista podem surtir mais efeito”, esclareceu.

Para além dos idosos do centro de dia, participaram na sessão alunos da APPACDM da Trofa, que mostraram alguns conhecimentos sobre o tema e identificaram os alimentos mais importantes na alimentação, como “o leite”, que “é o mais completo”.

Actualmente, são 16 os idosos que frequentam o centro de dia da associação romanense, que já está a preparar a festa de Natal, mas, para já, Andreia Silva prefere “não divulgar as novidades”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...