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Edição 571

Alfa Pendular já para na Trofa

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Um de maio de 2016. Uma data que ficará na história ferroviária do concelho da Trofa. Eram 11.21 horas de domingo, quando parou, pela primeira vez, o Alfa Pendular na estação de comboios da Trofa, com destino a Guimarães.
Para marcar o alargamento do serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães, com paragens na Trofa e em Santo Tirso, a CP – Comboios de Portugal preparou uma viagem inaugural, convidando os órgãos de comunicação social a marcar presença. O Alfa Pendular saiu de Santa Apolónia, em Lisboa, pelas 8 horas, chegando a Campanhã, no Porto, pelas 11 horas, parando ainda nos concelhos da Trofa (11.21 horas) e Santo Tirso (11.30 horas) antes de chegar a Guimarães (11.53 horas). No sentido contrário, o Alfa sairá de Guimarães às 16.55 horas, com paragem nos concelhos de Santo Tirso (17.19 horas) e da Trofa (17.27 horas) para chegar a Santa Apolónia às 20.40 horas. O custo é de 46,50 euros em classe conforto e 32,80 em turística.
A Trofa vê assim duplicada a ligação a Lisboa, já que esta paragem do Alfa Pendular junta-se à que já acontece diariamente do Intercidades. As novas ligações têm um tempo de viagem entre Lisboa e Guimarães de cerca de três horas e 50 minutos e potenciam o aumento das ligações de longo curso aos restantes destinos servidos pela CP a nível nacional. Para o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, este reforço “aproxima a Trofa de Lisboa, ao possibilitar um maior fluxo de passageiros, consolidando a posição do concelho como interface preferencial entre vários meios de transporte públicos e privados, coletivos e individuais, complementando igualmente a rede de transportes da região, numa ótica de promoção de uma mobilidade mais sustentável”.
A decisão da CP de alargar o serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães está relacionada com o “aumento de passageiros que se tem vindo a registar, em especial nos comboios de Longo Curso”. A Linha de Guimarães passa assim a dispor de dois comboios Alfa Pendular (um por sentido), que se juntam aos dois Intercidades que já faziam a ligação diária entre Guimarães e Lisboa (um por sentido). “Esta decisão surge como consequência lógica do significativo aumento de procura que os comboios de longo curso têm vindo a registar, fruto de uma estratégia de marke-ting agressiva e virada para o aumento dos passageiros e das receitas. Esta é uma oportunidade para a empresa reforçar o seu papel de maior transportadora nacional, indo competir diretamente com o autocarro, com o automóvel e até com o avião”, adiantou Manuel Queiró, presidente da CP.

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