quant
Fique ligado

Edição 655

Águas do Norte adota medidas amigas do ambiente

Avatar

Publicado

em

A frota automóvel da Águas do Norte conta agora com 20 viaturas cem por cento elétricas. A empresa adotou ainda um Sistema de Gestão de Energia com vista ao aumento da eficiência energética.

A aquisição das 20 viaturas contou com o apoio do Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica, sendo esta uma das medidas previstas no PEPE – Plano de Eficiência de Energia Elétrica 2020 do Grupo AdP. Em causa está ainda a instalação de 26 postos de carregamento próprios na área de concessão da empresa.
Esta é uma estratégia amiga do ambiente, já que “as viaturas agora adquiridas irão substituir viaturas operacionais com mais de oito anos de idade média e com maior quilometragem, que produzem mais emissões de gases com efeito de estufa e têm maiores consumos de combustível”, fez saber a Águas do Norte.
A estratégia prevê ainda um “projeto piloto de aplicação do modelo de certificação energética de frotas a veículos da sua frota de serviço, a formação de colaboradores em ecocondução e a georreferenciação da frota operacional”.
A empresa, que mostra preocupação com as questões ambientais, quer otimizar os recursos e reduzir os custos operacionais de energia e, por isso, considerou que “a implementação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE) seria a evolução natural para a gestão de energia na AdNorte, e o caminho para a melhoria contínua do mesmo, com vista à redução dos custos e consumos energéticos”. Para a eficaz implementação do SGE e o cumprimento de requisitos legais, a empresa formou uma Equipa de Gestão de Energia (EGE) qualificada, dedicada, experiente e multidisciplinar. Como vantagem, a Águas do Norte aponta “a otimização dos recursos energéticos da empresa, a redução dos impactes ambientais, nomeadamente diminuição da emissão de gases com efeito de estufa para atmosfera, e o impulso para utilização de energias alternativas e renováveis”.
A 1.ª Fase da Auditoria de Concessão, para a avaliação do SGE, terminou “com um saldo claramente positivo”. Segue-se agora a 2ª fase da concessão com vista à certificação do mesmo sistema.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...