quant
Fique ligado

Trofa

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORONADO E CASTRO RECONHECIDO COMO “ECO-AGRUPAMENTO”

Avatar

Publicado

em

O Município da Trofa marcou presença na edição de 2019 do Dia das Bandeiras Verdes, iniciativa promovida pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa, que decorreu no passado dia 18 de outubro, em Guimarães. Num reconhecimento do trabalho realizado pelos estabelecimentos de ensino na temática da sustentabilidade, a Trofa viu 12 escolas distinguidas, ganhando ainda, e pela primeira vez, um galardão de “Eco-Agrupamento”.

Contam-se passos importantes no que toca à sustentabilidade no Concelho da Trofa. O Município foi distinguido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, na passada sexta-feira, com 12 bandeiras Eco-Escolas e um Galardão de Eco-Agrupamento, distinções que premeiam o trabalho realizado pelos estabelecimentos de ensino do Concelho na temática da educação ambiental.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, este é um incentivo muito importante para os jovens do Município, que veem reconhecido fora da escola o trabalho que é desenvolvido durante o ano letivo. “É um trabalho que ultrapassa as paredes das nossas escolas, ainda mais quando se fala de sustentabilidade, uma temática que precisa ser tratada desde cedo. É, por isso, um orgulho para o Município ver os projetos destes alunos reconhecidos, uma motivação extra para continuar a trabalhar a educação ambiental no nosso Concelho”, afirma.

O Município da Trofa viu premiada a sua colaboração na implementação do programa Eco-Escolas durante o ano letivo 2018/2019, tendo sido reconhecido como Município parceiro Eco-Escolas.

No Concelho, a Bandeira Verde Eco-Escolas foi atribuída a 12 estabelecimentos de ensino. As escolas premiadas foram: a Escola Básica de Querelêdo; a Escola Básica do Castro; a Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro; a Escola Básica de Giesta 1;  o Jardim de Infância de Giesta; a Escola Básica de Feira Nova; a Escola Básica de Fonteleite; a Escola Básica de Vila; a Escola Básica de Portela; a Escola Básica de Estação; a Escola Básica de Cerro 1 e a Escola Básica de Cerro 2.

A Associação Bandeira Azul da Europa reconheceu ainda o esforço e empenho do Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro (ao qual pertencem todas as escolas distinguidas) que durante o ano letivo 2018/2019 conseguiu envolver ativamente e com sucesso todas as suas escolas no Programa Eco-Escolas. O Município da Trofa conta agora, e pela primeira vez, com a distinção e certificação de um Eco-Agrupamento.

O galardão Eco-Escolas atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

O galardão atribuído anualmente às escolas que se candidatam consiste numa bandeira verde, que deverá ser hasteada no exterior da escola, bem como num certificado e ainda na autorização de utilização do logótipo do Programa nos materiais da Escola. Para se candidatar ao Galardão, a Escola deverá demonstrar o cumprimento da metodologia e dos temas de trabalho propostos, bem como das ações programadas.

Fonte e foto: Câmara Municipal da Trofa

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...