projecto-AEBA

Projecto envolve cerca de 200 empresários numa área de 10 km2

Revitalizar e incentivar os trofenses a comprar no comércio local é o objectivo do novo projecto da AEBA, em parceria com a Câmara Municipal da Trofa. A Campanha do Dia da Mãe marca o arranque do projecto, que se estenderá até Abril de 2010.

 “Quem compra na Trofa tem tudo” é o mote que lança o novo projecto promovido pela AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave, em parceria com a Câmara Municipal da Trofa, que tem como principal objectivo a dinamização e a modernização do comércio local. O projecto, apresentado esta terça-feira em conferência de imprensa, resulta de uma candidatura apresentada pela AEBA ao sistema de incentivos a projectos de modernização do comércio – MODCOM, avaliada em 100 mil euros, que terá uma comparticipação de 50 por cento, sendo a outra metade assegurada pela autarquia da Trofa.

O objectivo é revitalizar o comércio local, captando e fidelizando os consumidores junto da área de intervenção, através de acções de animação, dinamização e divulgação do comércio. “Resolvemos de uma maneira lógica e coordenada aproveitar muitas das realizações da Câmara, como o Dia da Mobilidade, Dia da Mãe, etc”, explicou Manuel Pontes, presidente da AEBA, lembrando que a associação tem “lutado e se empenhado no sentido de apoiar o comércio na Trofa”. “Resolvemos fazer um programa colectivo, um programa que se resume em um ano”, adiantou.

“Criar oportunidades de atractividade que levem as pessoas a consumir na Trofa” é a meta a alcançar com o projecto, segundo Bernardino Vasconcelos, presidente da autarquia. “Para isso é preciso dar vida a esta mega espaço comercial”, sublinhou o edil, defendendo que “todos têm de entrar na mesma rampa de lançamento para que daqui a três ou quatro anos tenhamos um comércio pujante, qualificado e inserido numa área requalificada e atractiva”. “Queremos tornar o centro da Trofa num mega centro comercial a céu aberto, em que os comerciantes são parte activa e dominante”, avançou Vasconcelos, considerando que a Trofa está “estrategicamente bem localizada” para receber “gente das freguesias dos concelhos vizinhos para comprar no concelho”.

Aliando a gastronomia de qualidade da Trofa ao vasto conjunto de lojas existentes no concelho, o projecto envolve cerca de 200 empresários numa área que se estende por mais de 10 km2, e largas centenas de estabelecimentos de diversas áreas de actividade.

A primeira acção pública do projecto decorre já no próximo sábado, 2 de Maio, com a campanha do Dia da Mãe, na qual a mascote “Trofinha” irá distribuir flores às mães, no Largo de S. Martinho, pelas 11 horas. Na mesma acção serão ainda entregues os prémios da campanha de Natal, relativos ao Concurso de Postais, Concurso de Montras e Concurso de Rabanadas.

O Dia da Criança, em Junho, a Feira de Stock e a Semana da Juventude, em Julho são ainda outras das muitas acções que irão decorrer no concelho, no âmbito do novo projecto de dinamização do comércio local.