quant
Fique ligado

Edição 588

AEBA celebra 16 anos a valorizar os negócios dos associados

Avatar

Publicado

em

A Associação Empresarial do Baixo Ave vai dedicar o dia 23 de setembro aos associados. Vai promover encontros entre empreendedores, homenagear sócios e apresentar os Prémios COTEC, que vão distinguir aqueles que inovam nos produtos e nos processos industriais.

O lançamento dos Prémios COTEC Baixo Ave será um dos pontos altos das comemorações do 16.º aniversário da Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA), no dia 23 de setembro, na Quinta da Alegria, em Ribeirão, concelho de Vila Nova de Famalicão.
E será o diretor-geral da COTEC – Associação Empresarial para a Inovação -, Jorge Portugal, que vai explicar em que se baseia esta distinção. No entanto, José Manuel Fernandes, presidente da AEBA, já levantou “o véu” ao NT: “Todo o tecido empresarial do Baixo Ave terá possibilidade de se candidatar a estes prémios que vão distinguir aqueles que inovam nos produtos e nos processos e, neste âmbito, também nas novas aplicações da indústria 4.0”. Para José Manuel Fernandes, os Prémios COTEC Baixo Ave vão conferir “alta valorização e visibilidade a nível nacional” às empresas distinguidas, uma vez que contam com o “apadrinhamento” da COTEC.
A sessão solene do 16.º aniversário da AEBA vai reunir os associados num jantar, que terá a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. Será, por isso, uma boa oportunidade para a associação empresarial e os agentes económicos apelarem, mais uma vez, à importância do avanço de projetos como a variante à Estrada Nacional 14 e à extensão da linha do metro desde a Maia à Trofa.
José Manuel Fernandes divulga as razões pelas quais estes projetos são essenciais para complementar a aposta no investimento, rumo ao crescimento da economia. A variante, argumenta, “é uma necessidade extraordinária para a rede de transportes”, por isso, “os empresários vêm nela a rapidez de mobilidade dos negócios”. “Atualmente, existe um atrofiamento muito grande da estrada nacional, que leva a perdas de tempo consideráveis e que se refletem na atividade económica. Por exemplo, demora-se mais tempo do centro da Trofa ao acesso da autoestrada do que da autoestrada ao Porto”, frisou. E este “constrangimento” acaba por ter reflexo no desenvolvimento de toda a região, porque “o Baixo Ave está indexado à Área Metropolitana do Porto. O problema é antigo, a solução está aí, mas falta vontade política para executar e a improdutividade aumenta todos os dias”, acrescentou José Manuel Fernandes.
Já o metro assume-se como “um transporte popular, que reduz custos, tem segurança e diminui as emissões de gases de carbono poluidores para a atmosfera”, contribuindo ainda para reduzir substancialmente a dependência de viatura própria para acesso ao trabalho. “Na região, o índice de utilização de viatura pessoal é dos mais altos do país”, salientou José Manuel Fernandes.
Estes serão assuntos que, certamente, virão às mesas do jantar comemorativo do 16.º aniversário da AEBA. A noite ficará ainda marcada pela homenagem aos associados com dez e 15 anos de ligação à associação empresarial.

1.º Encontro de Negócios AEBA Facility Business Center
Antes do jantar, no mesmo local, decorre o 1.º Encontro de Negócios AEBA Facility Business Center que, segundo José Manuel Fernandes, visa promover encontros entre empreendedores. “As empresas vêm expor os produtos e serviços que produzem e a AEBA organiza encontros com potenciais clientes. Será uma atividade de demonstração daquilo que se faz na região, que é muito rica em micro e pequenas empresas, algumas delas viradas para mercados de nicho no exterior e que nem são conhecidas localmente”, explicou.
Para a AEBA, o Facility Business Center é um projeto que possibilita aos associados “um trabalho altamente produtivo”, uma vez que possibilita “a promoção dos negócios e a interação com outros sócios da associação empresarial”. “Ou seja”, acrescentou José Manuel Fernandes, “partimos do princípio que muitas das nossas empresas têm mercado na própria estrutura dos associados da AEBA”.

Incubadora empresarial é novo desafio

Com 16 anos de atividade, a AEBA tem cerca de 700 empresas associadas, localizadas essencialmente na Trofa, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde e Maia. Honestidade, rigor, competência, trabalho, eficiência, confiança e simpatia são os valores defendidos pela associação que se afirma como a mais representativa do Baixo Ave. E como o progresso está sempre ao virar da esquina, a AEBA não rejeita novos desafios. Um deles é ver concretizada uma “incubadora empresarial” que, segundo José Manuel Fernandes, deve avançar “a curto prazo” e contará com a “parceria do município da Trofa”. “Queremos permitir a jovens e a todos aqueles que queiram iniciar atividade a possibilidade de terem suporte e apoio necessários e dignos para criarem empresas com responsabilidade e sustentabilidade”, frisou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...