quant
Fique ligado

Ano 2007

A TROFA MERECE MAIS!

Avatar

Publicado

em

  Por motivos que mais à frente irão ver, hoje resolvemos escrever algumas linhas sobre o nosso GOVERNO e deixar no "ar" a pergunta: O GOVERNO TEM-SE COMPORTADO COMO UMA "PESSOA DE BEM" PARA COM OS TROFENSES? Bem, a resposta para uns será óbvia, mas para outros pensamos que não. E porque será que alguns terão alguma dificuldade em responder?

É que nalguns casos saber se um Governo age como uma "pessoa de bem" é uma questão prática e necessária, mas também demasiadamente imprecisa e vaga para permitir uma resposta suficientemente objectiva. Neste, como em tantos outros campos, discute-se a percepção em cada momento em função da percepção tida em momentos anteriores. A compreensão da realidade, colectiva ou individual é necessariamente construída da soma de percepções e do eco que estas encontram em nós próprios e nos outros. Estas percepções podem alterar o nosso pensamento, pois poderão ser suficientes para modificarem o nosso índice de confiança no Futuro e na Sociedade. Podem transformar o nosso sentimento de pertença, a identificação que sentimos com a nossa condição de cidadãos e o nosso próprio conceito de nacionalidade e de patriotismo. Podem interferir com o nosso sentido de justiça. Podem induzir sentimentos de medo, impotência, frustração ou raiva, podendo forçar-nos mesmo a tomarmos atitudes, à acção ou reacção. Aquelas questões podem ser imprecisas, mas as respostas que lhes damos em cada momento têm consequências reais, para nós e para os outros. Nesta perspectiva e se nos basearmos nestes, e naturalmente em muitas outros, pressupostos, acreditamos que nem sempre a resposta seja fácil.

Mas se em contrapartida nos cingirmos a FACTOS e tendo por base que o que é dito tem a força da razão, aí será muito mais óbvia.

Poderíamos enquadrar nesta pequena análise o PIDDAC para a Trofa e muitos outros assuntos. No entanto, vamos reflectir um pouco, muito embora já se tenha falado e escrito muito, sobre o METRO do Porto, nomeadamente da ligação ISMAI_TROFA. Ouvimos dizer: "Governo não aprovará novos investimentos na rede de Metro do Porto até ao final da legislatura". "Só ponderará o financiamento à ansiada segunda fase a partir de meados de 2009". Depois diz-se que a mesma deverá ter o seu início em 2009, conforme acordo entre o Governo e a Junta Metropolitana do Porto. Mas o que é certo é que as negociações continuam…e os factos sucedem-se! Convém, também, não esquecer que esta linha ISMAI_TROFA pertence à primeira fase!

De uma coisa temos a certeza. Hoje está na ordem do dia falar-se desta ligação quando se fala do Metro do Porto, nomeadamente por altos responsáveis e que continuam a ser favoráveis á sua realização. Será que se existe alguém que pretenda que os Trofenses fiquem sem Comboio e sem Metro?

Bem, nesta altura as perguntas são mais do que muitas e as respostas alteram-se constantemente. Por tal, não devemos perder a esperança, pois por um lado temos a certeza de que o nosso Executivo Camarário tudo fará para que esta obra da responsabilidade do Governo venha a ser uma realidade e tendo como princípio que o GOVERNO é uma "pessoa de bem", só teremos de desejar que a mesma se concretize o mais rapidamente possível! Depois da Reunião de 20/03/07 só temos que aguardar até ao final do mês! Terminamos dizendo:

A TROFA MERECE MAIS!

Alberto Maia       

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...