A saúde é o que temos de mais importante e o seguro de saúde é um investimento na nossa proteção e da nossa família. Em março de 2020, mais de 3,15 milhões de portugueses dispunham de um seguro de saúde e a atual situação pandémica veio acelerar ainda mais a sua procura.
Esta crescente procura é sobretudo motivada pelas dificuldades do Sistema Nacional de Saúde, incapaz de dar resposta atempada a todas as situações, situação que se agravou com o aparecimento da Covid-19. Quando falamos de saúde, o tempo de resposta é crucial e não se coaduna com tempos elevados de espera nas diversas especialidades. Também o ritmo de vida atual nos leva a procurar soluções em que consigamos rapidez na marcação de consultas, assim como acesso a meios de diagnóstico ou internamento.
E para ajudar a escolher a melhor opção de seguro de saúde ou plano de saúde, a DS SEGUROS TROFA surge na linha da frente, uma vez que garante conhecimento aprofundado de todos os produtos complexos e da vasta oferta que o mercado disponibiliza. Perante o leque infindável de opções, a escolha torna-se difícil, até porque cada caso é um caso e é necessário ter em conta vários fatores.

A DS SEGUROS TROFA trabalha com um alargado leque de seguradoras e dispõe de uma vasta oferta nesta área, o que possibilita apresentar soluções adequadas às exigências de todos os clientes.
Antes de mais, é importante perceber a diferença entre Plano de Saúde e Seguro de Saúde, conceitos que muitas vezes se confundem, mas são completamente diferentes

PLANO DE SAÚDE
O Plano de Saúde não é um seguro de saúde, é na verdade um cartão de descontos que dá acesso aos prestadores de saúde a preços mais baixos. O Plano de Saúde tem a vantagem de permitir a utilização imediata, não tem idade limite, não tem limite de utilização e não tem exclusões de doenças pré-existentes.
Com um Plano de Saúde, o cliente tem acesso a consultas e exames a preços mais baixos e, normalmente, tem também descontos em medicina dentária, vídeo-consulta, consultas ao domicílio, enfermagem ao domicílio, transporte de ambulância, acesso à rede de bem-estar e segunda opinião médica, entre outras vantagens.
Poderá ser um excelente produto para quem não consiga subscrever um seguro de saúde devido à idade, para quem procure acesso à rede médica a preços com desconto ou para quem o orçamento não lhe permita pagar por um seguro de saúde.

SEGURO DE SAÚDE
Os Seguros de Saúde são cada vez mais uma alternativa ao Sistema Nacional de Saúde. Com a aplicação de taxas moderadoras no Sistema Nacional de Saúde, muitos portugueses optaram por Seguros de Saúde e no atual momento pandémico a procura tem crescido cada vez mais.
Os seguros de saúde incluem um vasto conjunto de coberturas e serviços médicos, com diversas opções de capital. Os capitais associados ao seguro de saúde garantem que a seguradora paga uma parte muito significativa dos cuidados de saúde quando prestados dentro da rede ou reembolsa o segurado pelas despesas quando efetuadas fora da rede.
A principal cobertura de um Seguro de Saúde é a hospitalização, que garante o pagamento das despesas efetuadas em consequência de internamento numa unidade hospitalar. Outra cobertura igualmente importante é o ambulatório, que garante o pagamento das despesas de cuidados médicos de ambulatório, incluindo consultas, exames, análises e tratamentos. Encontra também no seguro de saúde coberturas opcionais, nomeadamente, parto, estomatologia, doenças graves, medicamentos, próteses e ortoses. Para além destas coberturas, é também normal dispor a acesso a vídeo-consulta, consultas ao domicílio, enfermagem ao domicílio, transporte de ambulância, acesso à rede de bem estar e segunda opinião médica.
Ao escolher um Seguro de Saúde é importante analisar os limites de capital para hospitalização e ambulatório, coberturas opcionais, comparticipações, co-pagamentos, franquias, períodos de carência, comparticipações fora da rede, exclusões e serviços extra associados.
Apesar de existir a ideia de que o seguro de saúde é um produto com um custo elevado, não tem de ser assim, escolhendo as coberturas adequadas poderá conseguir preços bastante equilibrados e acessíveis a praticamente todas as famílias.


QUAL ESCOLHER, PLANO DE SAÚDE OU SEGURO DE SAÚDE?
Saber se compensa mais um Plano de Saúde ou Seguro de Saúde depende das necessidades específicas de cada cliente. A DS SEGUROS TROFA procura analisar as necessidades dos clientes, que são diferentes de cliente para cliente e depende da fase da vida de cada um. As necessidades de saúde de quem tem 25 anos são diferentes de quando completamos 50 anos de vida.
Sabemos que existe muita oferta e que a escolha é difícil, mas o importante é prestar informação e apresentar alternativas. Na DS SEGUROS TROFA, é garantida a apresentação das diferentes soluções que vão ao encontro das necessidades específicas de cada cliente. No momento de escolher o seu seguro de saúde, não hesite em procurar o aconselhamento especializado da DS SEGUROS TROFA.