quant
Fique ligado

Ano 2010

“A revisão do Estatuto do Aluno vai obrigar a alterações”

Avatar

Publicado

em

A poucos dias de começar mais um ano lectivo, o Agrupamento Vertical de Escolas do Castro ultima os pormenores para que tudo esteja pronto para receber os alunos.

A 13 de Setembro, os 871 alunos matriculados nas escolas que compõem o Agrupamento Vertical do Castro vão iniciar um novo ano lectivo. Renato Carneiro é o director do Agrupamento e garante que a preparação deste novo ano “está a correr bem”. “Neste momento os docentes e o pessoal não docente estão a trabalhar para que o ano lectivo se inicie sem percalços”, assegurou. O responsável do Agrupamento explicou ainda ao NT que “os poucos professores que faltam estão requisitados, e encontram-se em fase de conclusão algumas obras de melhoramento de salas de aulas”.

A EB1 do Muro foi sujeita a uma ampla requalificação, no âmbito do projecto Parque Escolar, que “está a terminar”. Paralelamente, o Jardim-de-infância da mesma freguesia também está a ser remodelado. “Com a conclusão destas obras, as crianças do Muro vão poder usufruir de um excelente centro escolar”, atestou Renato Carneiro.

Na freguesia de Guidões, a EB1 Cerro 2 está, igualmente, a beneficiar de obras de melhoramento tendo em vista a instalação de uma sala de Jardim-de-infância. “Além desta requalificação mais significativa, existem, nas outras escolas e jardins, pequenas obras de melhoramento”, informou o director.

Mas não são apenas os edifícios escolares a sofrer modificações. “A recente publicação da revisão do Estatuto do Aluno vai obrigar à revisão dos Regulamentos Internos dos agrupamentos escolares”, evidenciou Renato Carneiro. As escolas “são obrigadas a ter um trabalho suplementar” para reverem os seus regulamentos cada vez que muda a legislação. “Vale-nos que desta vez é para simplificar os processos disciplinares, tornando-os mais céleres, acabam as provas de recuperação para os alunos faltosos e voltam a existir faltas justificadas e injustificadas, permitindo uma distinção entre alunos empenhados que faltam por necessidade e os ‘cábulas’ que faltam por preguiça”, garantiu em jeito de desabafo o director do Agrupamento do Castro.

 

Professores elaboram relatório para melhorar funcionamento das escolas

Com vista ao melhor funcionamento das escolas, os professores que leccionam em Alvarelhos, Guidões e Muro elaboram “relatórios críticos” no final do ano lectivo, “sobre as mais diversas actividades, mencionando aspectos a serem melhorados”. Estes documentos “são levados em conta pela direcção do agrupamento e pelo seu corpo docente e não docente”. Renato Carneiro assegura que este método de trabalho “tem contribuído para um processo de melhoria contínua e de prestação do serviço educativo mais eficiente no que diz respeito às competências da direcção do agrupamento”.

“Para além da heterogeneidade das turmas, tem-se vindo a notar uma perda significativa do tempo útil de aula devido à falta de concentração dos alunos, agravada por uma postura desadequada nas salas de aula dos mesmos”. Estas são para Renato Carneiro as principais limitações com que se depara para a preparação das aulas. O director referiu ainda que esta “realidade evidente tem-se acentuado ultimamente e foi comprovada pela equipa de auto-avaliação do agrupamento”.

Publicidade

Para além dos 871 alunos do Ensino Básico, frequentam o Agrupamento do Castro, 42 formandos dos Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF) e 32 nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...