quant
Fique ligado

Edição 605

À procura do canudo com médias brilhantes

Avatar

Publicado

em

Uns atingiram uma média superior a 19 valores, outros ficaram perto dessa marca. O NT foi à procura de alguns dos melhores alunos do concelho da Trofa e percebeu que a ideia de que os que têm boas notas são os que se refugiam exclusivamente nos livros não passa de uma falácia.

Mariana Domingues tem 18 anos, pratica basquetebol na Associação Cultural e Recreativa Vigorosa e ainda faz parte do grupo de jovens de S. Martinho de Bougado “Os Mensageiros”. Basquetebol também é a atividade desportiva praticada por Catarina Ferreira, 18 anos, de Santiago de Bougado, que também é escuteira desde criança. Já Gonçalo Silva, 18 anos, de Covelas, praticou natação e não dispensa os momentos de lazer com os amigos, enquanto Bernardo Padrão Brás, 18 anos, de Santiago de Bougado, aventurou-se por vários desportos e tem como hobby cozinhar. Apesar de, de uma maneira ou de outra, ocuparem os tempos livres com atividades lúdicas e desportivas, estes jovens nunca descuraram os estudos e, prova disso, são as médias que garantiram para entrar na universidade. São também alguns dos rostos dos melhores alunos do concelho da Trofa.

Publicidade

Dezanove valores e uma décima. Em números: 19,1. Esta foi a média que Mariana Domingues conseguiu para aceder à universidade, depois de cumprir o ensino secundário na Escola Secundária da Trofa. Com tal nota, poderia escolher qualquer curso à disposição e incerteza até era a palavra que melhor caracterizava o momento de reflexão da jovem. “Não tinha uma ideia muito clara na altura em que as candidaturas ao Ensino Superior abriram, mas sempre quis algo que estivesse de alguma forma relacionado com a área da saúde”, contou, em entrevista ao NT.
Acabou por se decidir por Bioengenharia, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mas os primeiros tempos de curso ainda não permitiram formular uma ideia mais concreta do que deseja para o futuro.

melhores alunos bernardo padrao bras
Também Bernardo Padrão Brás cumpriu o ensino regular na Escola Secundária da Trofa e durante muito tempo “não soube bem o que queria seguir”. Certeza era apenas uma: “Sabia que preferia a área das ciências”. Com o tempo, “um grande exemplo familiar”, “o interesse” e “o aconselhamento de alguns professores” contribuíram para começar a trilhar o caminho profissional: Medicina. A área requer média alta e Bernardo Padrão Brás correspondeu: garantiu uma nota de 19,03 valores e hoje é caloiro de Medicina na Universidade do Porto. “A decisão não podia ser mais acertada”, revelou, antes de confessar que quer um futuro ligado ao “contacto direto com pessoas e doentes”.

melhores alunos catarina ferreiraEsta também foi a área escolhida por Catarina Ferreira e Ana Afonso, 19 anos, de Santiago de Bougado. Com o 12.º ano concluído no Colégio da Trofa, Catarina obteve 18,75 valores e Ana conseguiu 18,83, médias válidas para entrar no curso, na Universidade do Porto. A última, que quer “sentir” que é “útil para a sociedade” e que consegue “melhorar a qualidade de vida da comunidade”, deseja terminar o mestrado e especializar-se em oncologia, porque “é uma área que constantemente sofre desenvolvimento e novas descobertas” e assume-se, atualmente, como “um dos grandes problemas da sociedade”.
Gonçalo Silva enveredou pela Engenharia Mecânica, na Faculdade de Engenharia do Porto, com uma média de 18,85 valores. A meta, confessou, “não foi fácil de alcançar, uma vez que a principal dificuldade foi obter classificações satisfatórias em disciplinas com as quais não me identificava tanto”.

melhores alunos gonçalo

Qual o segredo para o sucesso escolar?

Já deu para perceber que isolamento não faz parte da estratégia para obter boas notas na escola. Estes jovens personificam a máxima muitas vezes preconizada de que é possível ser-se bom aluno e ter atividades fora da escola.
Então, qual é o segredo para o sucesso escolar? A pergunta soa a cliché, porque já se sabe que cada um pode ter um método de estudo diferente. No entanto, a boa gestão do tempo e a valorização das aulas são respostas comuns a estes jovens. “Acho que o mais importante é prestar atenção nas aulas. Se o fizermos, não precisamos de trabalhar tanto em casa”, advogou Mariana Domingues, que acrescentou que “uma boa gestão do tempo é meio caminho andado para o sucesso”. Na mesma linha de pensamento, Catarina Ferreira considera que “o maior segredo para ser bom aluno é estar atento nas aulas e ser dedicado” à concretização do objetivo, sem nunca desistir.
O ditado “não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje” foi evocado por Ana Afonso, que destaca “a disciplina e a força de vontade” como motores para um percurso académico sem percalços. “É igualmente importante não desistir nem desanimar, porque o nosso esforço é sempre recompensado”, acrescentou.

melhores alunos ana afonso
Já Gonçalo Silva argumenta que “a gestão de tempo é algo fundamental a que muita gente não dá o devido valor”. E, não menos importante, o “gosto por aquilo que se faz”. Partilhando da mesma visão, Catarina Ferreira recordou que sempre teve gosto em estudar, também graças “ao incentivo dos pais”.
Bernardo Padrão Brás também considera que “os melhores alunos são os que trabalham com gosto, os que se deixam envolver por aquilo que é a escola (pelo conhecimento) e que questionam o que lhes é ensinado, querendo perceber”. “Manter um estudo contínuo e ter bases de conhecimento também foram grandes ajudas, tal como o apoio dos professores, que sempre tive dos melhores, e dos colegas/amigos, pois o trabalho em equipa é muito importante e mais fácil de levar a cabo do que um trabalho exclusivamente individual”, destacou.
Por outro lado, ter outras atividades é, para Mariana Domingues, um fator importante para obter boas notas, pois “é uma forma de desligar um pouco do stress que se sente particularmente na altura dos testes”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...