quant
Fique ligado

Edição 605

“Estou ansioso para voltar a fazer rir”

Avatar

Publicado

em

Miguel 7 Estacas está de volta. Depois de um ano e meio de recuperação e preparação para o regresso, o comediante de Cidai, Santiago de Bougado, vai apresentar-se, de novo, no palco nos coliseus de Lisboa e do Porto, a 3 e 17 de fevereiro, rodeado de amigos. Numa entrevista exclusiva ao NT e à TrofaTv, o humorista confessou estar “ansioso” para voltar a “fazer rir”.

Que está no lote dos melhores humoristas do país já ninguém duvidava, mas se havia qualidade que as pessoas podiam desconhecer de Miguel 7 Estacas é que este homem é uma verdadeira força da Natureza. A recuperação, após o grave acidente sofrido na corrida de carrinhos de rolamentos Laúndos em Movimento, em agosto de 2015, foi de tal maneira surpreendente que é já por muitos considerada caso de estudo. Miguel 7 Estacas participava na iniciativa, na Póvoa de Varzim, com o amigo e também humorista João Seabra, quando na última curva da pista sofreu um despiste que lhe provocou ferimentos graves.
Enquanto esteve hospitalizado, uma verdadeira onda de solidariedade se ergueu entre anónimos e figuras públicas ligadas ao humor, que, preservando a privacidade de Miguel, foram aguardando pelo tão almejado regresso. E esse também foi preparado sem pressas, desde o verão passado até ao anúncio de dois espetáculos: 3 de fevereiro, no Coliseu de Lisboa, e a 17 de fevereiro, no Coliseu do Porto. Os cartazes são de “luxo”, com a participação de vários nomes sonantes do humor em Portugal como Eduardo Madeira, António Raminho, Luís Filipe Borges, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio – em Lisboa – e Nilton, Fernando Rocha, Aldo Lima e João Seabra – no Porto.
Numa entrevista exclusiva a pouco tempo de voltar a pisar o palco, e com a boa disposição que o caracteriza – Miguel 7 Estacas adiantou ao NT e à TrofaTv que está “ansioso” para “voltar a ouvir reações do público” e fazer rir. “Que não se tenha alterado nenhum chip cá dentro e que continue a funcionar”, disse, entre risos.
“Fugir à retina” é o título dos espetáculos nos coliseus e desengane-se aquele que pensa que houve algum erro gráfico. Retina foi mesmo a palavra escolhida e, propositadamente, está relacionada com o problema que viveu. “Fiquei na dúvida de colocar um título que brincasse com a gravidade da minha situação ou que fosse outra forma mais intuitiva para a comédia, mas toda a gente que sondei achou mais piada à sátira que fiz de mim mesmo. Então, foi esse o eleito, porque o maior problema que tive durante a minha recuperação foi precisamente a colagem da retina. Ficou esse trocadilho, fugir à retina, ou seja, vamo-nos divertir um bocadinho com isto”, explicou. E o tempo que medeia o acidente, a fase de recuperação e o dia do espetáculo norteia o tema da performance de Miguel 7 Estacas nos coliseus.
Os cartazes são apetecíveis para quem gosta de comédia e nasceram da atitude solidária demonstrada pela classe de humoristas em torno de Miguel 7 Estacas. Nem ele “estava à espera que houvesse tantos abraços amigos e calor humano” após o acidente. Alguns, confessa, pela distância que os fazia estar distantes fisicamente, foram “agradáveis surpresas”. “Considero que é um bom sinal e, de certa forma, uma recompensa da minha forma de estar na sociedade”, argumentou.
E perante os nomes que se reuniram, só os coliseus se revelaram opção válida para a realização dos espetáculos. “Penso que os próprios trofenses também sentem agrado por ver o Miguel 7 Estacas naquelas salas e que vão querer marcar presença para assistir a um grande espetáculo”, anteviu.

Publicidade

“Nunca duvidei que um dia estaria de novo nos palcos”
“Houve um impacto inicial que foi questionar-me onde estava e o que é que me aconteceu. Logo depois disso, tive uma força enorme de voltar ao ativo. Nunca duvidei que um dia estaria de novo nos palcos”, confessou Miguel 7 Estacas, quando questionado se alguma vez temeu não poder voltar a fazer comédia.
E se os espetáculos nos coliseus ditam um regresso em grande, os dias que seguem também traçam uma agenda preenchida, com eventos nacionais e internacionais. “No final de janeiro, estarei num Festival em Albergaria e entre o Coliseu de Lisboa e o do Porto, vou ao Luxemburgo. Depois, em março, Canadá e Estados Unidos da América”, anunciou, considerando que “o recomeço deve realmente surgir com alguma grandiosidade para que se mantenha o respeito que houve até aqui por parte do público”.

O Senhor Limpinho vai voltar?
Há personagens criadas pelo humorista trofense que se tornaram míticas. Uma delas é o Senhor Limpinho, que muitas noites animou os telespectadores do “5 Para a Meia Noite”, da RTP. Tem havido, por isso, alguma curiosidade sobre se ela voltará a fazer parte do repertório humorístico de Miguel 7 Estacas. “Esta é uma das personagens que eu acho que toda a gente mais tem dúvida sobre se eu conseguirei pôr em prática. Em primeiro lugar, quero descansá-los e dizer que sim, com maior ou menor facilidade, o Senhor Limpinho vai voltar aos palcos. Se estará ou não no Coliseu, vou deixar no ar a questão para não levantar o véu”, afiançou.
Assim como o Senhor Limpinho, o Mágico Urini será outra das personagens mais difíceis para recuperar, mas também não está posto de lado. Com mais facilidade surgem o Trolha Fredo ou o Bombeiro Meireles, apenas dependentes de “um bom texto”. E enquanto outras vão sendo “arrumadas na prateleira”, há novas que “surgirão com certeza”, anunciou o comediante.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...