A freguesia de Bougado é uma das freguesias que se encontra no top 10 das piores classificadas para morar.

De acordo com um questionário online quantitativo, os inquiridos avaliaram as freguesias onde residem através de 12 factores: Segurança, Limpeza, Qualidade do ar, Silêncio, Transportes Públicos, Lojas e Restaurantes, Espaços de Lazer, Estabelecimentos de Ensino, Espaços de Saúde, Custo de Vida em geral, Acessos e Estacionamento.

Vila do Conde foi eleita na melhor freguesia para se viver do Grande Porto, tendo recebido as melhores avaliações entre todas as freguesias, em ‘Limpeza’ (4,45), ‘Qualidade do Ar’ (4,39) e ‘Acessos’ e ‘Segurança’ (ambas com 4,26), numa escala de 1 a 5.

Cidade da MaiaArcozeloMatosinhos e Leça da Palmeira completam o TOP 5 do ranking Imovirtual.

São Félix da MarinhaAldoarFoz do Douro e NevogildeSanto TirsoCouto (Santa Cristina e São Miguel) e BurgãesMafamude e Vilar do ParaísoSão Mamede de Infesta e Senhora da Hora e Póvoa de VarzimBeiriz e Argivai completam as restantes freguesias do TOP 10.

Segundo o estudo, os três factores avaliados que no geral foram melhor classificados foram a ‘Segurança’, ‘Acessos’ e ‘Estabelecimentos de Ensino’. Por outro lado, ‘Transportes Públicos, ‘Lojas e Restaurantes’ e ‘Espaços de Lazer’ foram os factores que receberam piores classificações da avaliação global das freguesias analisadas.

Matosinhos e Leça da Palmeira foi considerada a melhor freguesia em ‘Espaços de Saúde’ (4,12) e São Mamede de Infesta e Senhora da Hora em ‘Estabelecimentos de Ensino’ (4,29). A freguesia de PerafitaLavra e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos,foi considerada a freguesia com o ‘Custo de Vida’ mais elevado.

No top 10 das pior classificadas encontram-se as freguesias de Pedroso e Seixezelo (3,68), Baguim do Monte(3,68), Oliveira do Douro (3,68), Bougado (São Martinho e Santiago) (3,65), Ermesinde (3,65), Fânzeres e São Pedro da Cova (3,63), Valongo (3,59), Campanhã (3,45), PerafitaLavra e Santa Cruz do Bispo (3,40) e Serzedo e Perosinho (3,33). Dentro das freguesias pior avaliadas para se viver, Vila Nova de Gaia e Valongo concentram a maioria.

Fonte Imovirtual – Ranking publicado em dezembro de 2018