quant
Fique ligado

Ano 2008

A CRISE E NÃO SÓ…

Avatar

Publicado

em

teresa-fernandes

 Talvez fosse inevitável esta semana falar sobre a crise financeira que o mundo atravessa, mas achei melhor não abordar profundamente o tema.

Primeiro porque confesso que não percebo grande coisa de economia e depois porque todos os dias somos já suficientemente bombardeados com este assunto.

Só não podia deixar passar sem deixar apenas uma pequena reflexão. Vivemos, sem dúvida e cada vez mais numa aldeia global, onde uma crise em determinada economia, desencadeia crises em todos os países, mesmo os que parecem ter as economias mais sólidas. E um dos ensinamentos que podemos daqui retirar é que não podemos mais pensar que os problemas dos outros não nos afectarão. Já ninguém pode ficar indiferente e torna-se imperativo encontrar soluções mundiais, respostas mundiais para problemas que se tornam globais, em todos os campos, desde a economia ao ambiente.

Claro, que este é um assunto de extrema importância e que nos afecta a todos, mas até para aligeirar, vamos mudar de assunto.

O Primeiro-ministro, José Sócrates inaugurou no passado dia 6 de Outubro, a creche e jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia da Trofa, na freguesia de S. Romão do Coronado.

Muito nos honrou com a sua presença, não só aos muitos Romanenses, que não perderam a oportunidade de ver de perto o chefe do Governo português, mas também aos muitos políticos, empresários, ilustres locais, mesários da Santa Casa da Misericórdia, vários representantes de instituições do nosso concelho e cidadãos anónimos.

Era de facto dia de festa, mas nem todos apreciaram a visita.

Que o digam os mais pequeninos, que estranhando a presença de tanta gente no seu espaço de aprendizagem, brincadeira mas também de sossego e calma, desataram a chorar.

Decerto, não perceberam o motivo de tanta visita, mas certamente mais tarde irão perceber que a abertura de mais uma creche e jardim-de-infância, com todas as condições para se desenvolverem e crescerem, no nosso concelho, é sem duvida motivo para festejar.

Este projecto, integra-se no Programa Pares, que visa dotar o país de uma Rede de equipamentos sociais para crianças e idosos, sendo que no nosso concelho serão construídos 5 equipamentos neste âmbito.

Estas e tantas outras medidas demonstram uma aposta clara deste governo no apoio social às famílias portuguesas.

Publicidade

Mas não só na vertente social o governo de José Sócrates tem demonstrado grande empenhamento na resolução de problemas que há muito afligem os Trofenses e constrangem o nosso desenvolvimento local e regional.

Exemplo disso é a obra da variante ferroviária que decorre a todo o gás, a variante rodoviária à E.N. 14 e 104, que finalmente parece avançar no terreno, a ligação do metro à Trofa em via dupla e todos os projectos inerentes a esta obra tão desejada pelo nosso concelho e a plataforma logística Maia-Trofa.

Todos estes projectos para a Trofa, correspondem a um investimento público de milhões de euros, sem precedente no nosso concelho.

Factor reconhecido inclusive pelo Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Dr. Bernardino Vasconcelos, que afirmou: “este Governo está a investir no concelho da Trofa em projectos muito importantes para o desenvolvimento do Município…”.

Só me resta agradecer a José Sócrates a visita e a aposta no nosso concelho e esperar que volte muitas mais vezes, pois aqueles que contribuem para o desenvolvimento da Trofa e apostam na melhoria de vida dos Trofenses serão sempre bem-vindos.

 

 

Teresa Fernandes

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...