quant
Fique ligado

Edição 700

A Arte Sacra no Vale do Coronado: uma abordagem multidisciplinar

Avatar

Publicado

em

No passado dia 3 de setembro, mais de sessenta professores das mais variadas áreas de ensino e de quatro Agrupamentos de Escolas foram convidados a testemunhar o saber fazer dos Santeiros, um tipo de arte complexa mas cujos autores se encontram ávidos em transmitir o seu saber e legar o seu testemunho. Os formandos tiveram o privilégio de contactar, in loco, com duas oficinas ainda em funcionamento.

Para ilustrar este apontamento foi muito difícil escolher entre as muitas fotografias que espelham os momentos únicos que os formandos registaram. Esta, que nos fala dos instrumentos e técnicas próprios da arte de esculpir e que coloca em evidência a extraordinária capacidade de cálculo capta a nossa atenção para todo um saber que corre o risco de não ter continuidade, se nada for feito para o evitar.

Na oficina mais vocacionada para a pintura é verdadeiramente singular o domínio sobre a finíssima folha de ouro que exige mão firme e delicada. A partir de bancadas como esta, as peças dos santeiros do Vale do Coronado correram e ainda correm mundo!

Com a devida homenagem aos santeiros de outros tempos, neste momento agradecemos muito aos senhores Boaventura Matos e Manuel Santos, a tarde que nos ofereceram, recebendo-nos demoradamente nas suas oficinas, pela mão da Dra. Laura Silva e do Dr. Napoleão Ribeiro, da Divisão da Cultura, Turismo, Desporto e Juventude – Setor da Cultura, Património Cultural, da Câmara Municipal da Trofa, depois de no período da manhã o grupo de formandos ter ficado a conhecer aspetos tão diversos como a História da produção de Arte Sacra no Vale do Coronado, o percurso de vida dos escultores e pintores, clientes e encomendas, entre muitos outros.

Estes agradecimentos são extensivos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal e ao Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa, que souberam compreender a preocupação manifestada pelos professores da Área Disciplinar de História do Agrupamento em dar a conhecer e em divulgar este saber fazer e facilitaram largamente todo o processo organizacional desta ação de formação.

Área Disciplinar de História do Agrupamento de Escolas da Trofa

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...