Vítor Macedo é trofense e expõe a sua colecção de Estrunfes na Quinta da Caverneira, em Águas Santas, na Maia.

As cores garridas da aldeia dos Estrunfes captaram a atenção de todos os que entraram na sala de exposições da Quinta da Caverneira, em Águas Santas, na Maia. Os pequeninos bonecos de cor azul que no princípio dos anos 60 encheram o imaginário de muitas crianças, continuam a ter muitas adeptos e o trofense Vítor Macedo é um deles. Começou a coleccionar as miniaturas aos cinco anos e a partir daí foi juntando as peças para construir a aldeia dos Estrunfes.

São seis metros de exposição, onde estão retratados vários momentos dos episódios: tem a casa do Gargamel, uma montanha com neve com o Natal dos Estrunfes, o moinho com os Estrunfes músicos, a zona onde praticam desporto e até o McDonald’s. “Porque lá oferecem os Estrunfes e por isso decidi construí-lo com cogumelos e heras e é mais uma peça para embelezar a exposição”, adiantou Vítor Macedo.

O coleccionador, para além de erguer a aldeia encantada, construiu ainda a casa da Estronfina, a única menina que habita no lugar. “A minha ideia é mandar isto para todos os concelhos do país”, frisou, sem esquecer a Trofa.

Susana Silva, chefe de Divisão das bibliotecas, arquivos, centros de estudo e museus da Câmara Municipal da Maia, recordou que a ideia surgiu como consequência da Exposição sobre brinquedos, que está a decorrer no Museu Municipal da Maia. “Pretendemos que as crianças e os jovens de Águas Santas vejam brinquedos e fiquem com curiosidade para ver o museu. Esta é a nossa homenagem ao brinquedo e o que ele consegue fazer às pessoas”, explicou.

“Vamos convidar desde os jardins-de-infância a escolas básicas públicas e privadas, dentro e fora do concelho a visitarem a exposição. O objectivo é que primeiro eles visionem o filme. Temos na nossa biblioteca os livros e depois fazemos uma visita guiada à exposição”, acrescentou.

Vítor Macedo dispõe ainda de várias colecções dos desenhos animados de outros tempos como a Heidi e o Marco e o Tintim.

A exposição dos Estrunfes estará patente até 31 de Março. Para mais informações, contacte a Quinta da Caverneira, através do telefone 229 725 321.