Ano 2010
Jovem informado, meio caminho andado

Câmara Municipal da Trofa dedicou Dia Mundial dos Direitos do Consumidor aos jovens do concelho. Escola Secundária da Trofa venceu primeiro prémio do Concurso Inter-Cantinho do Consumidor Jovem.
Preocupada com o “consumo selvagem e exacerbado” e as “más práticas em relação ao consumidor”, a autarquia não deixou passar em branco o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado a 15 de Março, que este ano dedicou especialmente aos jovens.
Para isso promoveu o concurso Inter-Cantinho do Jovem Consumidor, que contou com a participação de cerca de 60 alunos dos 8º e 9º anos da Escola Secundária da Trofa, Colégio da Trofa e EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques, que passaram uma tarde informativa no Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Aos jovens consumidores a autarquia lançou o desafio de responder a questões sobre direitos e deveres dos consumidores e ainda elaborar um slogan alusivo ao tema.
A escolha foi difícil, mas acabou por ser a Escola Secundária da Trofa a contemplada com o primeiro prémio, porque o slogan que elaborou “continha uma palavra com mais enfoque na defesa do consumidor”, enquanto o slogan do Colégio da Trofa “era mais abrangente e dedicado à Humanidade”, segundo Joana Lima, presidente da autarquia, que entregou pessoalmente os prémios e lembranças aos vencedores e participantes.
“Com iniciativas deste género acabámos por dar um contributo forte à nossa sociedade e aos nossos jovens para que eles possam perceber o que é o consumismo e a defesa do consumidor”, sublinhou a edil trofense ao NT/TrofaTv, considerando que são estas “as idades fulcrais para podermos sensibilizar os jovens a terem uma atitude mais ponderada no que diz respeito ao consumo deles próprios”.
A mensagem foi bem recebida pelos jovens que como Catarina Nunes, do 8º ano do Colégio da Trofa, sabem que “devemos controlar o consumo e estar atentos, porque a qualquer altura pode haver algum inconveniente”. Opinião partilhada por Marta Silva, do 9º ano da Escola Secundária da Trofa que elogiou a iniciativa do Cantinho do Consumidor Jovem como uma forma de “os alunos ficarem mais informados e podem dialogar entre as várias turmas e até fazer novos relacionamentos”.
O Cantinho do Consumidor Jovem está já instalado nas escolas EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques, EB 2,3 de S. Romão do Coronado, EB 2,3 de Alvarelhos, Escola Secundária da Trofa e Colégio da Trofa.