Autárquicas 2025
Entrevista a Hugo Devesas – Candidato da CDU a Covelas
Entrevista a Hugo Devesas – Candidato da CDU a Covelas

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
A inversão do rumo de desertificação da freguesia será a nossa prioridade, através da criação de condições para a fixação de população e de negócios, com a implementação de medidas de apoio à natalidade articuladas ao comércio local tradicional, fomentando uma economia circular e familiar que retenha o valor na freguesia. É urgente ainda resolver a carência de infra-estruturas básicas e tecnológicas, como de internet, em vários pontos da freguesia, criando condições que atraiam famílias e empresas. Apostaremos na diversificação do tecido económico, apoiando a pequena e média agricultura familiar, reduzindo a dependência na monocultura do eucalipto, um rastilho de problemas que todos os anos fustiga Covelas e o país.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
O nosso compromisso passa pela valorização dos recursos naturais, costumes e tradições da freguesia, promovendo o usufruto sustentável da paisagem e não pela destruição das suas paisagens. Estivemos ao lado da população contra projectos de destruição, como o aterro, e continuaremos a defender Covelas, seja institucionalmente seja nas ruas. Queremos dinamizar a vida cultural e desportiva da freguesia, através do apoio ao movimento associativo e da criação de novos espaços e actividades. Apesar das melhorias nos transportes inter-freguesias, é essencial auscultar a população para ajustar horários e percursos, garantindo que servimos melhor os jovens, trabalhadores e idosos que vivem na freguesia. Uma junta aberta e comunitária será prioridade – os Covelenses devem ter voz activa nas decisões que moldam o futuro da sua terra.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal da Trofa a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
Covelas não pode continuar a ser considerada à posteriori nos planos municipais. A Câmara Municipal deve assumir a freguesia como parte integrante do concelho, mantendo relação aberta e articulada com a Junta para apoiar projectos e garantir que as prioridades locais se concretizam. Para além da concretização de soluções estruturais, como o Metro, o edil municipal deve apoiar a fixação de população e negócios e garantir serviços essenciais eficazes.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
O movimento associativo é um pilar de Covelas e merece ser fortalecido. Pretendemos garantir apoios diretos, justos e transparentes às colectividades, criando condições para o seu funcionamento e crescimento. Queremos incentivar os grupos informais, dando-lhes apoio para crescer, para que tenham condições para que se constituam em associações, e fomentar a criação de novos grupos e espaços, incentivando à sua actividade e ajudando ao seu funcionamento
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.