quant
Fique ligado

Edição 460

Santo Tirso promove produtos locais em feira internacional

Avatar

Publicado

em

Produtos do concelho de Santo Tirso estiveram em destaque na Expousense, que decorreu entre os dias 5 e 9 de fevereiro, em Ourense, Espanha.

Pela “primeira vez”, o Município de Santo Tirso participou na Xantar-15º Salão Internacional de Gastronomia e Vinhos, apresentando produtos locais, como o jesuíta, o licor de Singeverga, bolachas conventuais de Santa Escolástica, bombons confecionados pela Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente e os Vinhos Verdes.

Publicidade

No dia dedicado ao Turismo do Porto e Norte de Portugal, 6 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, acompanhado pela vereadora do pelouro do Turismo, Ana Maria Ferreira, visitou a Expourense, que é considerada a “maior feira gastronómica da Península Ibérica”. Segundo fonte da autarquia, este dia foi “um verdadeiro sucesso para os produtos tradicionais de Santo Tirso, que suscitaram aos visitantes e aos profissionais do setor, nomeadamente produtores de vinhos, confrarias gastronómicas e empresários da restauração, particular interesse, tal a afluência verificada no espaço destinado ao Município no stand da entidade de turismo”.

Para Joaquim Couto, se Santo Tirso se quer promover além-fronteiras sob o ponto de vista turístico, nomeadamente através da gastronomia e dos vinhos, a Xantar “é o local privilegiado para o fazer”, por razões de “proximidade entre as duas regiões e também por à Expourense acorrer um conjunto de atores que interessa atrair para o concelho”. O edil tirsense acrescentou que “Santo Tirso é um verdadeiro parque natural” localizado na Área Metropolitana do Porto e na região norte do país, com “condições invejáveis para a prática de atividades desportivas e de lazer” e com um “património arqueológico, religioso e paisagístico único”.

Joaquim Couto referiu ainda que o concelho “tem de fazer um esforço para estar presente em certames internacionais” que promovam o que de melhor se faz em Santo Tirso, nomeadamente na Xantar, em Espanha, e “noutras feiras com qualidade e dimensão para atrair para o Município turistas”, em especial de Espanha, um mercado, segundo o presidente da Câmara, “estratégico para a região norte e para os municípios” que dela fazem parte.

Já na 15ª edição, o salão gastronómico Xantar é “uma plataforma de promoção da gastronomia dos dois países”, tendo atraído, em 2013, “cerca de 24 mil visitantes, entre público em geral e profissionais do setor”. Em 2014, a Expourense organizou “mais de 120 atividades gastronómicas e recebeu um conjunto de 20 restaurantes com mais de 30 menus entre os 12 e os 30 euros, distribuídos pelas regiões norte de Portugal e Espanha”, onde Cuba foi o país convidado da edição.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...