quant
Fique ligado

Edição 426

Cerca de 120 formandos de informática certificados

Avatar

Publicado

em

 

Numa sessão dinamizada no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, na terça-feira, dia 4 de junho, a Câmara da Trofa entregou certificados a cerca de 120 formandos de informática.

 Cerca de 120 formandos receberam um certificado por terem concluído o curso de informática, dinamizados durante o ano de 2012.

A vontade de aprenderem mais levou os adultos a inscreverem-se neste curso, desenvolvido pela Câmara da Trofa, através do Projeto Integr@r, que teve como objetivo “proporcionar aos participantes conhecimentos básicos de informática, tornando os seus tempos livres mais agradáveis e sociáveis, compartilhando ideias e contactos com familiares e amigos e tudo à distância de um clique”. O primeiro nível abordou os “conceitos básicos de introdução à informática, focando essencialmente o programa Word (editor de texto)”, enquanto o segundo nível “procurou aprofundar conhecimentos e introduzir a utilização da internet”.

 

Maria Ortiga decidiu inscrever-se neste curso para “desenvolver um bocadinho a memória”, para aprender a trabalhar com um computador e para se “distrair um bocadinho”. Já no caso de Benvida Queirós, foi a filha que a inscreveu, tendo aprendido “muitas coisas”. O formando mais velho do grupo é Bernardino Ferreira, que decidiu “há cerca de cinco anos”, participar neste projeto graças à sua “curiosidade”, tendo vindo a constatar que este curso “é maravilhoso e mudou completamente” a sua vida. Foi “o ano passado” que Adriano Caldas começou a participar neste projeto, por ter “vontade de aprender a mexer nas novas tecnologias”, tendo já aprendido a trabalhar com o word e a entrar na internet. Por saber que ainda desconhece “muita coisa”, Adriano Caldas pretende continuar a “aprender mais”.

À medida que iam sendo entregues os diplomas, os formandos iam expressando o seu desejo: que “nunca deixassem morrer o projeto”, pois como “transformou” as suas vidas, também podia “transformar a dos outros”.

Em resposta, Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, asseverou que, no “âmbito da candidatura da requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e Doutor Lima Carneiro”, já está a decorrer “um processo para se fazer o nível seguinte” do curso de informática, para que os formandos possam sentir-se “mais realizados e com a auto-estima mais elevada”.

A edil trofense constatou a “felicidade estampada nos rostos” dos formandos, prova de que para eles foi “importante o que aprenderam”. “A informática é uma coisa bonita e uma boa ferramenta para as pessoas terem alguma autonomia para poderem comunicar com os familiares que estão longe”, concluiu.

Este curso de informática sénior surge através do projeto Integr@r, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, numa parceria com a CAID – Cooperativa de Apoio à Integridade do Deficiente.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...