quant
Fique ligado

Noticias

4 Dicas Para Reequilibrar as Finanças Familiares

Numa altura em que a conjuntura económica não é a mais favorável, é importante tomar as rédeas das suas finanças familiares. Saiba como pode poupar de forma inteligente.

Publicado

em

Setembro é o mês que marca o final das férias para a maior parte dos portugueses e o regresso às aulas dos mais novos. Atualmente, Setembro é também o mês que fica marcado pelo aumento das taxas Euribor.

Muitas famílias estão a começar a sentir os efeitos nas prestações dos seus créditos e, consequentemente, no orçamento mensal disponível. Com o aumento das mensalidades, é normal que comece a sentir alguma pressão financeira e que tenha de fazer um esforço para voltar a equilibrar as contas.

Assim, torna-se especialmente importante dar um passo atrás, analisar as suas finanças e aprender métodos que permitam gerir o dinheiro de forma a ultrapassar esta fase sem problemas.

Como Reequilibrar as Contas?

Os imprevistos acontecem e é impossível estar sempre preparado para as alterações bruscas do cenário económico.

Por isso, é crucial conhecer as táticas que deve ter em conta para procurar evitar ao máximo eventuais problemas financeiros provocados pelo aumento do custo de vida ou de outros dissabores.

Avaliar o orçamento atual

Se não tiver noção dos seus rendimentos e gastos mensais, então terá uma dificuldade acrescida na hora de tentar equilibrar o orçamento. Até porque é muito provável que tenha alguns gastos desnecessários e que podem ser eliminados.

Publicidade

Deve apontar os ganhos, desde salários a subsídios, e todos os encargos, fixos ou não. A partir daí, será boa ideia perceber quais os gastos que pode cortar e qual o valor que pode canalizar para uma poupança para emergências, por exemplo.

Precaver-se para a inflação

Desenhar um novo orçamento implica mais do que avaliar as atuais despesas e perceber onde poupar.

Ao organizar e planear os gastos dos próximos meses, deve ter em mente o aumento da inflação e consequente aumento dos preços. Para isso deve aumentar o valor máximo a gastar em alguns produtos e serviços, como a gasolina e a eletricidade.

Renegociar o crédito habitação

Se não está satisfeito com as atuais condições do seu crédito habitação ou se acha que existe espaço de manobra para negociar e conseguir maiores vantagens, então esta é uma opção a considerar.

Reveja o contrato de crédito, com especial foco nas taxas de juro e no spread. Pondere, por exemplo, alterar o tipo de taxa contratada (fixa, variável ou mista). Adicionalmente, procure negociar o valor do spread, para tentar que este baixe.

Publicidade

Pode também rever quaisquer produtos extra que tenham sido subscritos inicialmente e que agora possam ser eliminados do contrato. Por vezes, cartões, contas e seguros encarecem o financiamento.

Consolidar créditos

Se tem mais do que um crédito, estará a pagar diferentes taxas de juro para cada um. Pode ainda ter sido “obrigado” a subscrever produtos extra em mais do que um. E, para piorar, é provável que, dada a conjuntura económica, as prestações já não sejam as mais adequadas ao seu orçamento mensal.

O crédito consolidado poderá ser uma solução viável para reequilibrar as contas rapidamente e para os próximos meses.

Desta forma, estará a juntar todos os seus créditos num único financiamento e fica a pagar apenas uma prestação, mais baixa do que o bolo total dos seus empréstimos atuais. Terá uma taxa de juro única e poderá estender o prazo de pagamento, acabando por poupar algum dinheiro todos os meses.

Continuar a ler...

Trofa

Exposição sensibiliza para igualdade de género

O auditório Tomé Carvalho, na sede da Cruz Vermelha da Trofa, recebe, a 6 de outubro, uma nova exposição.

Publicado

em

Por

O auditório Tomé Carvalho, na sede da Cruz Vermelha da Trofa, recebe, a 6 de outubro, uma nova exposição. Trata-se de uma mostra fotográfica, denominada “Na pele d@s ≠ ´s”, um projeto da Câmara Municipal da Trofa integrante do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND). “Sensibilizar a comunidade para a importância da igualdade de género e não discriminação, procurando combater a reprodução das desigualdades e promover comunidades mais justas, inclusivas e democráticas” é o objetivo da exposição.
A inauguração está marcada para as 15h00 de 6 de outubro e exposição podem ser vista até 31 de outubro.

Continuar a ler...

Desporto

Taça de Portugal – Trofense recebe o Famalicão

Publicado

em

Por

O Trofense vai receber o Famalicão no jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

O sortei realizado da 3ª eliminatória, já contou com a participação dos clubes da Liga Bwin que, em caso de confronto com equipas de escalões inferiores, jogam fora de casa, ditando que que a equipa da Trofa jogara contra a equipa famalicense, numa elimiatoria agendada para os dias 15 e 16 de outubro, no estadio do CD Trofense.

Os jogos da 3ª eliminatória da Taça são:

Serpa – Gil Vicente
Fontinhas – Arouca
Mafra – Marítimo
Machico – Boavista
Valadares Gaia – Chaves
Caldas – Benfica
Felgueiras – SC Braga
Canelas 2010 – Vitória SC
Anadia – FC Porto
Oliveira do Hospital – Rio Ave
Trofense – Famalicão
Varzim – Sporting
Amora – Estoril
Tondela – Santa Clara
São Martinho – Casa Pia
Vitória FC – Paços de Ferreira
Penafiel – Vizela
Lank Vilaverdense – Portimonense
Vianense – Beira-Mar
Rabo de Peixe – Sertanense
Imortal – Farense
Académico de Viseu – Oriental
Tirsense – Leixões
Bragança – Pevidém
Montalegre – São João de Ver
Sanjoanense – Belenenses
Nacional – Oliveirense
Olhanense – B SAD
Pêro Pinheiro – Sporting Pombal
Dumiense – Real SC
Moreirense – Vilafranquense
Courense – Camacha

Liga Portugal 2 Sabseg: SC Farense, Moreirense FC, Leixões SC, B SAD, CD Mafra, FC Penafiel, UD Vilafranquense, CD Trofense, UD Oliveirense, Académico de Viseu FC, CD Nacional e CD Tondela.

Liga 3: Varzim SC, CDC Montalegre, AD Sanjoanense, FC Oliveira do Hospital, CF Os Belenenses, Caldas SC, Amora FC, Canelas 2010, São João de Ver, Real SC, Lank Vilaverdense, Vitória Futebol Clube, FC Felgueiras, GD Fontinhas e Anadia FC. 

Campeonato de Portugal: Pevidém SC, FC Serpa, SC Vianense, GD Bragança, Imortal Desportivo Clube, SC Olhanense, SC Beira-Mar, FC Tirsense, CA Pero Pinheiro, Valadares Gaia FC, AR São Martinho, CD Rabo de Peixe, Dumiense CPJ, AD Machico, AD Camacha e Sertanense FC.

Publicidade

Distritais: SC Courense, Clube Oriental de Lisboa e SC Pombal. 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);