quant
Fique ligado

Ano 2010

375 quilos de aletria colocam Cerealis no Guiness

Avatar

Publicado

em

A estação de metro da Trindade, no Porto, encheu-se de gente para assistir à “Alegria com Aletria”, uma acção de responsabilidade social produzida especialmente pelo grupo de directores da Cerealis com o objectivo de promover uma recolha de donativos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro confeccionando a maior Aletria do Mundo, iniciativa que entrou para o Guinness Book of Records.

A sobremesa tradicionalmente ligada ao Norte do país e à época de Natal foi confeccionada sob a coordenação do Chef Manuel Almeida, consultor externo da Milaneza e decorada com canelografia baseada num estudo realizado por Maria Proença.

Um auditor da Deloitte e uma representante do Guinness World of Records supervisionaram a pesagem da Aletria e confirmaram que foram atingidos os 357 quilos, muito além dos 200 previstos inicialmente, peso mínimo exigido pela entidade britânica para que o feito conste do famoso livro de recordes.

Todos os que marcaram presença neste momento experimentaram a maior Aletria do mundo que foi servida numa travessa de oito metros de comprimento por 2,5m de largura e 1500 quilos de peso, com o apoio de diversas figuras conhecidas do grande público, nomeadamente, Olga Diegues, Miguel Costa, Carla Salgueiro, Gio Rodrigues, Aurora Cunha, Lourenço Ortigão e Joana Pinto da Costa.

No fim do dia, Graça Amorim, administradora da Cerealis, mostrou-se muito satisfeita com os resultados: “Não só conseguimos estabelecer o recorde da maior Aletria do Mundo e entrámos para o Guinness Book of Records como proporcionámos um dia mais doce às pessoas que participaram. Hoje damos início à campanha de restaurantes que vai permitir continuar a recolher donativos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro com a ajuda dos espaços aderentes, que por cada Aletria vendida vão encaminhar um euros para esta causa”.

Ao longo de todo o dia decorreram inúmeras actividades para crianças (de manhã) e para grupos de terceira idade (à tarde). No piso inferior da estação de metro da Trindade foi montada a exposição “História da Aletria” que deu a conhecer algumas curiosidades sobre esta sobremesa tais como a sua origem, a evolução dos modos de produção, a ligação a épocas festivas, entre outras informações.

A Cerealis traçou como objectivo angariar 25.000 euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) quer através dos donativos recolhidos no local como dos que forem efectuados através de transferência bancária para a conta 0010 0000 45657440001 84 ou de chamada telefónica para o nº 760 100 800.

Outra forma de contribuir nesta recolha de donativos é provando Aletria num dos muitos restaurantes do Porto que aderiram à campanha lançada pela Cerealis. Até 6 de Janeiro de 2011 qualquer pessoa ao solicitar, num desses restaurantes, uma dose de Aletria estará a contribuir com um euro para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Publicidade

Ainda em Janeiro de 2011 realizar-se-á uma sessão pública de entrega do donativo à LPCC que será divulgada nos órgãos de comunicação social para que todos tenham conhecimento dos resultados da acção.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...