quant
Fique ligado

Edição 538

Zé Amaro nas festas de Santa Eufémia

Avatar

Publicado

em

Zé Amaro é o cabeça de cartaz das festas em honra de Santa Eufémia, em Alvarelhos. Comissão de festas espera que as condições climatéricas melhorem para os próximos dias e que peregrinos acorram ao Monte de Santa Eufémia.

S. Pedro não tem sido simpático com a comissão de festas de Santa Eufémia, de Alvarelhos. A chuva tem afastado os peregrinos e a pouca afluência à festa tem-se refletido nas receitas angariadas. “Todos os anos, os rendimentos têm baixado, mas este ano a queda é acentuada”, admitiu Fernando Matias, a quem tem recaído a responsabilidade de organizar as festas nos últimos seis anos, sob a orientação do pároco José Ramos.
A esperança foi canalizada para os próximos dias e, especialmente, para o dia grande da festa, domingo, 20 de setembro. À semelhança dos anos anteriores, são esperados “cerca de 110 autocarros”, que trazem peregrinos de vários locais do Norte do País e, sobretudo, ligados ao mar, para cumprirem promessas. Para domingo, estão marcadas três missas no adro do santuário, às 7, 9 e 11 horas, e o espaço exterior será ocupado por alguns divertimentos e pela tradicional feira semanal. Às 18 horas, serão encenadas rusgas à moda antiga.
Mas antes, no sábado, a Fanfarra de Alvarelhos dá o mote para mais um fim de semana de festa, seguindo-se duas missas, às 9 e às 11 horas. A noite será animada pelo cantor popular Zé Amaro, uma aposta da comissão de festas, que espera uma grande afluência do público ao Monte de Santa Eufémia. O dia fecha à meia-noite com uma grande sessão de fogo de artifício.
No dia 21 de setembro, segunda-feira, a manhã será preenchida pelas missas das 9 e das 11 horas, no santuário. Ao início da tarde, e até ao entardecer, o terrado será animado pelas Bandas de Música da Trofa e de Lousada.
A festa conta ainda com um encontro de tocadores de concertinas e cantares ao desafio, no dia 26, e com o 40.º Festival de Folclore, no dia 27, pelas 14 horas, com a presença do Rancho Folclórico de Alvarelhos, Rancho Folclórico de Gens (Gondomar), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arões (Fafe), Grupo Folclórico das ACR Vale Domingos de Agra e Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra (Ponte de Lima). No mesmo dia, às 11, há missa no santuário.

Publicidade

Foto: Direitos Reservados

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...