quant
Fique ligado

Ano 2009

Votar é um dever

Avatar

Publicado

em

A Democracia constrói-se, com a participação activa de todos os cidadãos. A representatividade de Portugal no Parlamento Europeu, não pode ser-nos indiferente. Todos, mas mesmo todos, devemos sentir-nos responsáveis por termos Deputados no Parlamento Europeu, mesmo ganhando o que ganham, que representem com DIGNIDADE Portugal. Uma das formas privilegiadas de intervir nesta decisão é, no próximo Domingo, ir votar.

Actualmente, o Parlamento Europeu é uma instituição democrática sem precedentes no mundo; enquanto parlamento eleito, directa e democraticamente, representa mais de 490 milhões de cidadãos de 27 países diferentes e as eleições são realizadas em todos os países da Europa.

Os portugueses que adoram dar palpites e têm opinião sobre tudo, mesmo sobre o que não conhecem, têm uma “oportunidade de ouro” no próximo Domingo, dia 7 de Junho, para darem o seu palpite. No Domingo, somos todos chamados às urnas para ir votar para a eleição de Deputados do Parlamento Europeu. A abstenção poderá ser muita, por escassez de votos nas urnas, mas os Deputados serão sempre eleitos, com muitos ou poucos votos, serão sempre eleitos!

A cidadania deve ser exercida, na sua plenitude, por todos e por cada um. Não devemos permitir que os outros decidam por nós.

É verdade que a campanha eleitoral não tem sido muito esclarecedora, e muito menos mobilizadora. No meio de tanta “guerrilha”, os cidadãos sentem-se tentados a abdicar do seu direito de voto e também do dever de votar. Por vezes, a motivação para nos dirigirmos à mesa de voto é pequena, mas não irmos votar será muito NEGATIVO para nós, para Portugal.

Não ir às urnas, no próximo Domingo, votar para o Parlamento Europeu é dizer que não se acredita no sistema, que a Democracia é algo desnecessário e fazendo-o, permitimos que os outros decidam o nosso futuro sem termos uma palavra a dizer.

A qualidade da Democracia depende muito da participação dos cidadãos e ao contrário do que muitas vezes se diz, os políticos só ocupam os lugares porque são escolhidos democraticamente, primeiro através de processos internos nos respectivos partidos políticos, e depois pela escolha em eleições livres e democráticas.

Apesar de no nosso país, não ser obrigatório votar, ao contrário de alguns países em que o exercício eleitoral é obrigatório, todos temos o dever de cidadania de ir votar no próximo Domingo, para assim escolhermos aqueles que achamos melhor para nos representar no parlamento Europeu.

A decisão de não ir votar é decidir perder a oportunidade de influenciar, directamente, as políticas e as decisões que se tomam em Bruxelas e em Estrasburgo. É verdade que é apenas um voto, só que esse voto, somado a outro e a outro e ainda outro, faz o resultado final das eleições.

Votar é o momento mais importante da nossa participação democrática. Pela minha parte, prefiro estar do lado dos que decidem, do que do lado dos “outros”, dos que passam os anos seguintes a dizer que se fossem eles a mandar…

Publicidade

Por tudo isto, no próximo Domingo, eu vou votar!

José Maria Moreira da Silva

moreira.da.silva@sapo.pt

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...