

Ano 2010
Vereadores criticam escolha
Os três vereadores do PSD criticaram esta sexta-feira em comunicado a escolha da Presidente da Câmara Municipal daTrofa . Mariana Almeida, António Pontes e Jaime Moreira assinam um comunicado enviado às redacções:
” Tendo conhecimento do anúncio público por parte da Presidente da Câmara da Trofa acerca da futura localização dos Paços do Concelho para o lugar da Estação em S. Martinho de Bougado, cumpre aos Vereadores da C.M.Trofa eleitos pelo PSD tomar a seguinte posição:
1º) Todos os estudos de opinião já efectuados assim como o estudo técnico levado a cabo por uma Comissão nomeada para o efeito pela anterior Câmara, indicam como localização mais adequada e equilibrada o eixo que vai desde a designada Serração da Capela, em S. Martinho de Bougado, até à fábrica da Arborfil, em S. Tiago de Bougado. Qualquer espaço que se encontre neste eixo, colhe a esmagadora maioria de apoios da população do Concelho.
2º) Em todos estes estudos, a localização na Estação aparecia sempre como terceira escolha, não sendo por isso uma solução compatível com o equilíbrio social, político, económico e geográfico, que se deseja para a localização do símbolo maior da nossa autonomia enquanto Concelho.
3º) Do ponto de vista do enquadramento urbano, a localização para a Estação não é melhor do que uma qualquer que venha a ser feita no eixo “Serração da Capela – Arborfil”. Antes pelo contrário, “enterra-se” geograficamente a Câmara com constrangimentos de espaço de toda a ordem, e o efeito requalificador sobre o meio não é melhor que, por exemplo, a Serração da Capela, espaço este virado para o Parque Nossa Senhora das Dores, autêntica sala de visitas do Concelho.
4º) Em matéria de acessibilidades, quer o futuro traçado do Metro, quer o já actual serviço de transportes públicos rodoviários que serve a EN 14, determinam claramente como melhor área de serviço em matéria de transportes o eixo “Serração da Capela – Arborfil” .
5º) Perguntamos se o que move a escolha por este espaço são influências de terceiros que sobrepõem os seus interesses particulares ao interesse da Trofa?
6º) Os Vereadores da Câmara Municipal da Trofa eleitos pelo PSD tudo farão para salvaguardar o interesse público e a vontade esmagadoramente maioritária dos munícipes do nosso Concelho. Utilizaremos todos os meios legais adequados e ao nosso alcance para dar voz e corpo ao descontentamento de todos os Trofenses que não se revêem nesta tomada de posição fracturante e claramente minoritária e redutora”.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Região2 semanas atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa7 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa3 dias atrás
Empresa sueca compra grupo Frezite
-
Trofa3 dias atrás
Homem em prisão preventiva após agressões à mãe
-
Edição 76813 horas atrás
📷 Participação em novela reacende sonho de Pedro em representar
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7685 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7672 semanas atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização