quant
Fique ligado

Ano 2010

Velocidade e perícia invadiram Carriça

Avatar

Publicado

em

Acrobacias e manobras repletas de adrenalina marcaram o Show de Freestyle que teve lugar na zona empresarial da Carriça, na freguesia do Muro.

A iniciativa partiu da Comissão de Festas a S. Bartolomeu de S.Romão do Coronado e juntou na freguesia do Muro centenas de aficcionados das duas e quatro rodas, que vibraram, ao longo da tarde quente, com as manobras efectuadas por Paulo Martinho e Team Crosscar Race.

Ao todo foram 12 veículos que durante cerca de quatro horas entusiasmaram os espectadores amantes dos desportos motorizados. José Paredes, Juiz da Comissão de Festas, em entrevista ao NT/TrofaTv, explicou que a iniciativa se realiza “todos os anos pares” sendo esta é a terceira edição. Para o organizador o espectáculo foi “um sucesso” já que “nesta zona não se fazem provas idênticas”.

A ideia surgiu em 2006, quando um dos elementos da Comissão de Festas da altura sugeriu a realização do evento para angariação de fundos para as festas, na tentativa de “chamar pessoas de fora para colaborarem com a festa”, explicou José Paredes.

Grande parte das manobras e acrobacias feitas tiveram como protagonista Paulo Martinho, “um dos pioneiros do freestyle em Portugal”, que se dedica a esta actividade há mais de uma década. O artista dos veículos motorizados garantiu que as condições para a prova eram “boas” apesar do calor “que por vezes não ajuda”. Paulo Martinho participa no Show de Freestyle da Carriça desde o seu início e garante que para realizar as manobras que levam o público ao rubro “é preciso alguma coragem, mas sobretudo muito treino e algum dinheiro para investir, porque é uma actividade que requer muito investimento”.

A Team Crosscar Race é outra repetente na iniciativa e Sérgio Aguiar é, um dos elementos da equipa, que “tenta puxar ao máximo pela potência dos motores, sem esquecer a segurança do público e condutores”.

A opinião do público foi unânime e o “sucesso” da prova antevê a sua repetição. O freestyle é uma actividade do mundo motorizado em que os condutores efectuam manobras, por vezes perigosas, enquanto conduzem veículos tão diversificados como automóveis, motas ou carros de cross, especialmente modificados para a realização dessas provas. Os praticantes de freestyle correm todo o país, participando em provas e competições, onde o sucesso depende da dificuldade e da espectacularidade das manobras efectuadas.

As Festas em honra de S. Bartolomeu realizam-se no último fim-de-semana de Agosto, prolongando-se por quatro dias. O Juiz da Comissão de Festas sublinhou que “ainda há muito a fazer”, adiantando que estão já previstas novas actividades para o mês de Julho.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...