valente-oliveiraNo âmbito da comemoração do Bicentenário das Invasões Francesas, a Câmara Municipal da Trofa promove a 1ª Tertúlia integrada na Evocação das Invasões Francesas. A iniciativa decorre na Casa da Cultura da Trofa, esta sexta-feira, pelas 21.30 horas, e terá como convidado especial Luís Valente de Oliveira.

Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, Valente de Oliveira é também diplomado em Planeamento e Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studie em Haia, Holanda, e tem um master of sciences em Planeamento de Transportes pelo Imperial College da Universidade de Londres. Exerceu diversas funções governativas, sendo ministro da Educação e Investigação Científica entre 1978 e 1979, ministro do Planeamento e da Administração do Território entre 1985 e 1995, ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação em 2002 e 2003. Tem escrito numerosos artigos e livros sobre temas relacionados com a sua área de especialização académica e com as responsabilidades políticas que tem exercido, nomeadamente sobre o tema da regionalização. Actualmente é vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

A 1ª tertúlia sobre a evocação das Invasões Francesas é uma das iniciativas integradas no programa de comemoração da marca histórica, depois da já inaugurada Exposição Iconográfica, ainda patente na sala de exposições temporárias, na Casa da Cultura da Trofa.